Publicações SEDEC

A Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC, na qualidade de órgão central do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, quer universalizar o conhecimento da Defesa Civil, isto é, todo cidadão brasileiro deve saber sobre a proteção individual, da sua comunidade, do seu patrimônio e do ambiente em que vive, em casos de riscos e desastres.

Visando a construção coletiva do conhecimento de riscos e desastres, é essencial que os pesquisadores, estudantes e profissionais tenham oportunidade de divulgar o resultado de seus trabalhos e estudos de temas relacionados à defesa civil e, por outro lado, que todas as pessoas tenham acesso irrestrito ao conhecimento produzido. A SEDEC está trabalhando para criar um cadastro nacional de material relacionado à Defesa Civil, já produzido e o que será produzido, com fácil acesso.

O objetivo principal das publicações da Secretaria de Defesa Civil é divulgar a doutrina, a política brasileira de defesa civil e as diretrizes para a atuação governamental, além de difundir o conhecimento técnico sobre o assunto.

Considerando que não se dispõe de material impresso bastante para atender aos participantes de todos os cursos de capacitação e às demais solicitações, apresenta-se abaixo, na íntegra, aquele que poderá ser obtido por “download”:

 

Este Curso está dividido em cinco Unidades.
PRIMEIRA UNIDADE - Você saberá como surgiu a Defesa Civil no Brasil; conhecerá as leis, os decretos e as medidas provisórias que amparam e definem a Defesa Civil.
SEGUNDA UNIDADE - Você entenderá os aspectos estruturantes em Proteção e Defesa Civil, principalmente quais são as atribuições dos Órgãos da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC).
TERCEIRA UNIDADE - Aborda o Ciclo de Gestão de Defesa Civil, nela, você poderá conhecer a Nova Política Nacional de Proteção e de Defesa Civil (PNPDEC).
QUARTA UNIDADE - Será realizado o estudo dos desastres, destacando seus conceitos e classificando riscos, ameaças e vulnerabilidades. Nesta Unidade, ainda, você poderá identificar a necessária aplicação de medidas preventivas a fim de reduzir ou de evitar os desastres.
QUINTA UNIDADE - Você entenderá como implantar e operacionalizar uma Coordenadoria Municipal de Proteção e de Defesa Civil (COMPDEC) e saberá quais são os requisitos legais para a formalização da COMPDEC.