Modelo de Portaria de Nomeação COMPDEC

Estrutura de pessoal sugerida para a atuação na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC)

Além da estrutura física, pessoas fazem a diferença. Ter uma equipe de defesa civil garante o desempenho efetivo.

Por isso, na medida do possível, sugerimos:

1. Coordenador Municipal – cargo nomeado para gerenciar as ações de defesa civil no município e motivar a integração;
  2. Secretário/Secretária – para auxiliar nas questões administrativas;
  3. Diretor Operacional – desenvolver as ações em campo, especialmente no momento do desastre;

No Paraná os coordenadores municipais de Defesa Civil para terem acesso ao sistema SISDC - Sistema Informatizado de Defesa Civil devem ser nomeados pelo prefeito para serem reconhecidos oficialmente como integrante da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil. Desta maneira torna-se oficial e público a participação de cada integrante, para que possa interagir com a sociedade local, trabalhando de forma preventiva e participativa além de instruir o prefeito nas ações de defesa civil tomando como base a legislação federal 12.608/2012.

Anexo modelo para você baixar e editar conforme necessário para a nomeação das pessoas atuantes na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Modelo de portaria de Nomeação COMPDEC