Comissão Estadual P2R2

No ano de 2001, o Decreto Estadual nº 4.299 criou o Programa Estadual de Controle, Transporte, Manuseio e Armazenagem de Produtos Químicos Perigosos, com a finalidade permanente de prevenir, reduzir e controlar de forma sistêmica os acidentes terrestres, aéreos e aquáticos de produtos perigosos no Paraná.

Em junho de 2004, o Decreto Federal nº 5.098 criou o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos – P2R2, estabelecendo tratativas para a prevenção a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e visando o aprimoramento do sistema de preparação e resposta a emergências no país.

P2R2

Com a necessidade de se adequar a estrutura do Conselho Consultivo de Controle do Transporte, Manuseio e Armazenagem de Produtos Perigosos do Estado do Paraná com as novas políticas de atendimento a emergências químicas, biológicas, radiológicas e nucleares, em 28 de janeiro de 2013 por meio do Decreto Estadual nº 7.117, foi criada a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2).

A comissão estadual é a estrutura constituída responsável por direcionar e supervisionar as ações, atividades e projetos, a serem formulados e executados de forma participativa, e observará os princípios, diretrizes estratégicas e as organizações definidas neste decreto. Também atuará em consonância com o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos – P2R2.

Em 19 de dezembro de 2013 ficou instituído o Regimento Interno da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos por meio do Decreto Estadual nº 9.747.  A Comissão Estadual do P2R2 conta com uma estrutura organizacional composta por uma Secretaria Executiva, um Núcleo de Plano de Ação de Emergência, um Núcleo de Suporte Técnico e Grupos de Trabalhos, permanentes ou temporários.

A Secretaria Executiva será presidida pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.



 

CONSULTAS


Estatística de acidentes com produtos perigosos no Paraná

 

Produtos Perigosos

 

Pelo nome ou sinônimo do produto

Pelo número da ONU

Fonte: CETESB
 
Fonte SIIPP: Sistema Integrado de Informações para Atendimento de Ocorrências no Transporte de Produtos Perigosos