2ª CORPDEC rumo a validação de 100% dos Planos de Contingência dos municípios da sua área de abrangência 25/08/2014 - 12:41

A 2ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil encontra-se motivada no andamento dos trabalhos de conclusão dos Planos de Contingência dos Municípios da sua área de abrangência.

Em parceria com as Comissões Municipais de Proteção e Defesa Civil os trabalhos seguem ininterruptamente. Nossa meta é atingir a conclusão e validação dos Planos de Contingência dos 40 Municípios da 2ª CORPDEC até a primeira quinzena do mês de outubro.

No dia 15 de agosto de 2014 foram assinados os Planos de Contingência da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil dos municípios de Guamiranga e Rebouças e no dia 21 os de Curiúva e Figueira.

Diversas autoridades dos municípios se fizeram presentes nas solenidades, dentre elas os Senhores Prefeitos Municipais, Vereadores, Secretários e convidados dos seguimentos da sociedade.

Também participaram da validação dos Planos de Contingência os senhores: Capitão Emerson José Guimarães Ferreira - Coordenador Regional Adjunto da 2ª CORPDEC, Cap. Elcio José de Meira Comandante do 3º SGB-Irati, 1º Ten Bruno José Guedes Fidalgo - Comandante do 2º SBG/2ºGB Telêmaco Borba, bem como seus auxiliares.

O Sr. Coordenador Regional Adjunto da 2ª CORPDEC explicou para as autoridades que o Plano de Contingência vem auxiliar o Coordenador Municipal de Defesa Civil a criar mecanismos de preparação e resposta a desastres na esfera do município e simplesmente pelo fato de se manusear e preencher os formulários componentes do plano, desperta no gestor municipal o conhecimento e articulação necessária para atendimento a desastres, deixando todos motivados e entendendo o porquê Defesa Civil Somos Todos Nós.

Finalizando, parabenizou as Comissões Municipais de Proteção e Defesa Civil dos referidos municípios pela conclusão dos Planos de Contingência enfatizando, ainda, que o referido Plano estabelece diretrizes para as ações de resposta a alagamentos, enchentes, enxurradas, deslizamentos, vendavais, entre outros desastres que podem acontecer no município. Contando ainda com informações imprescindíveis para direcionar ações de Defesa Civil para uma melhor resposta à comunidade.