1ª SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO CONTRA DESASTRES NATURAIS E OCUPAÇÃO URBANA DE IRATI

08/12/2015 - 10:00

No dia 30 de novembro foi realizada a abertura oficial na Câmara Municipal de Irati com palestras que abordaram os temas “Legislação Brasileira para Proteção e Defesa Civil” ministrada pelo Cap. QOPM João Claudio Schena e 1º Sgt. QPM 1-0 José Nilson Bomfim; e Apresentação do documento de Inscrição na Campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando” ministrada pelo Maj. QOBM Emerson José Guimarães Ferreira e 1º Sgt. QPM 2-0 Osmar Santana.
No dia 1º de dezembro aconteceu o 1º Simulado de ativação do Plano de Contingência para um desastre do tipo chuvas intensas no Bairro Canisianas. Foram simulados retiradas de famílias e encaminhamento a abrigos, como também resgate de duas vítimas que tentaram passar e se colocaram em situação de risco. Foram distribuídos panfletos explicativos nas áreas de atenção.
No dia 2 de dezembro foram realizadas palestras sobre “Pluviômetros na Comunidade” nas Escolas de Guamirim e de Gonçalves Júnior.
Ainda no dia 2 de dezembro foi realizada a Reunião Comunitária para criação da NUDEC- Núcleo Comunitário de Defesa Civil do Bairro Canisianas e apresentação do sistema de alerta por mensagem de celular.
No dia 3 de dezembro houve a apresentação do Projeto de inserção da disciplina de Proteção e Defesa Civil no currículo escolar, contando neste evento com a presença do Subtenente QPM 1-0 Valter Monteiro e Sd. QPM 1-0 Fabio Delek.
No dia 4 de dezembro foi o encerramento com a Campanha “Seja Voluntário da Defesa Civil Municipal”, com atividade de panfletagem e conversa com a população interessada, realizada na Av. Dr. Munhoz da Rocha.
Todas as atividades realizadas nesta semana foram uma parceria entre o Corpo de Bombeiros de Irati e a COMPDEC - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Irati na pessoa do Prefeito Municipal Odilon Rogério Burgath e a Diretora Municipal de Defesa Civil Rozenilda Romaniw Bárbara.