Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CEGERD

Localizado na sede da Defesa Civil Estadual, o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CEGERD foi inaugurado no dia 25 de abril de 2017, com recursos do Banco Mundial e proporcionou grande avanço para a atividade de Defesa Civil no estado, facilitando o monitoramento das condições meteorológicas que podem causar desastres, acompanhamento de ocorrências e apoio aos municípios na documentação para decretação de situação de emergência - SE ou estado de calamidade pública - ECP.

O Centro foi formatado de maneira que o monitoramento e o gerenciamento de desastres seja desempenhado adequadamente, sendo possível acompanhar o desenvolvimento das atividades de resposta nos municípios a qualquer hora do dia ou da noite. Além disso, são desenvolvidos protocolos para análise das informações disponíveis sobre riscos e vulnerabilidades nos municípios, permitindo um suporte muito mais apropriado para os municípios do Paraná. A palavra de ordem é investimento em inovação.

ESTRUTURA

É composto por: uma sala de monitoramento e gestão de desastres, onde é realizado o acompanhamento de todas as ocorrências de Defesa Civil no Estado em tempo real e a emissão e disseminação de Alertas de Defesa Civil via SMS para a população paranaense; uma sala multiagências/videoconferência que permite que sejam mobilizadas diversas instituições públicas, seja da esfera federal, estadual ou municipal, assim como da iniciativa privada, para que seja feita a gestão de desastres de maior magnitude pelo Comando Unificado, e que também contribui para contatos e reuniões por vídeoconferência com todas regionais de Defesa Civil do Estado e outras instituições de esferas públicas e privadas; uma sala de imprensa que serve para atender de forma adequada aos veículos de comunicação social em desastres de grandes proporções, de maneira que a população fique bem informada,além de poder também ser utilizada para realização de palestras, cursos e capacitações.

O Centro também possui estrutura para facilitar o contato com as Regionais de Defesa Civil distribuídas pelo Estado, seja por meio de videoconferência, seja por meio de telefonia VOIP.

ALERTAS

É do CEGERD que são enviados os alertas de DESASTRES para à população. Na página da Defesa Civil Estadual é possível consultar os alertas vigentes.

Os alertas ainda podem ser acessados pelos serviços disponibilizados abaixo.

ALERTA SMS

A implementação do serviço se iniciou no segundo semestre de 2017. O Estado do Paraná foi um dos escolhidos para testar a ferramenta que estava sendo desenvolvida a nível Nacional, elencando cinco municípios como piloto – Querência do Norte, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, Prudentópolis e Rondon. Em dezembro de 2017 a ferramenta foi ampliada, sendo disponibilizada a todos os municípios paranaenses.

Os alertas passam sempre por um processo de análise antes de serem enviados, mostrando um cuidado com a população, de forma que esta tenha informações sobre as situações que possam causar estragos. Desde a implantação do serviço esses métodos têm sido desenvolvidos para tornar a informação cada vez mais fidedigna e útil ao usuário.

O serviço é totalmente gratuito, bastando enviar um SMS com o CEP para o número 40199.

Os alertas para a população também podem ser visualizados pelo aplicativo Bombeiros Paraná, que replica os alertas enviados.

ALERTA TV

Em breve a Defesa Civil do Estado do Paraná, estará realizando um projeto piloto junto os canais de TELEVISÕES FECHADOS relativo ao envio de alertas nessa modalidade.

A previsão de início é dia 13 de maio de 2019.

MONITORAMENTO METEOROLÓGICO

Para realizar o monitoramento meteorológico, a Defesa Civil conta com o apoio de diversas agências como o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Desastres), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e outras. A proximidade com os órgãos de meteorologia, em especial o Simepar, facilita o acompanhamento de condições de tempo que possam causar estragos no Paraná. A Defesa Civil faz o acompanhamento através das ferramentas disponibilizadas por estes órgãos, assim como dos alertas meteorológicos enviados por eles.

SUPORTE AOS MUNICÍPIOS

O principal objetivo do Centro é proporcionar o suporte aos municípios atingidos por desastres e, por conseguinte, à população paranaense. O plantão de defesa civil, que funciona 24 horas por dia, ao receber a informação sobre uma ocorrência de desastre, entra em contato com o coordenador municipal para saber o que aconteceu e a gravidade da situação. Com isso, se inicia todo o acompanhamento da ocorrência, analisando a necessidade de intervenção externa ao município, quando o desastre é de grande magnitude.

Após os momentos iniciais, é necessário também fazer o acompanhamento da documentação relativa ao desastre. Esse trabalho é feito por analistas que orientam os municípios sobre os documentos a serem redigidos e sobre as informações que devem estar presentes neles.

INTEGRAÇÃO

Além das atividades do Centro, é necessário realizar a integração com os demais setores da Defesa Civil, especialmente do setor responsável pela confecção dos Planos de Contingência. Esses planos indicam áreas de vulnerabilidade existentes no municípios e estruturas disponíveis para o atendimento aos desastres que cada município possui, auxiliando nas ações de apoio ao município.

DESENVOLVIMENTO CONSTANTE

Um dos principais pontos fortes do centro é o desenvolvimento constante de ferramentas para melhorar o atendimento à população antes, durante e após o acontecimento de desastres. O processo contínuo de diagnóstico e solução de problemas é parte essencial do serviço de excelência que deve ser prestado aos paranaenses.

• CEGERD
    CEGERD - Acompanhamento