Verão Paraná ganha estação meteorológica móvel 21/01/2012 - 08:20

Verão Paraná ganha estação meteorológica móvel

Neste sábado (21) a Operação Verão Paraná ganha uma estação móvel de monitoramento meteorológico do Simepar. O equipamento será inaugurado às 11 horas na praia de Caiobá, na tenda da Sanepar, na Avenida Atlântica. Estarão disponíveis aos veranistas e moradores dados sobre chuvas, direção e velocidade dos ventos, temperatura do ar, umidade relativa, radiação solar e pressão atmosférica, atualizados a cada 15 minutos com base em tecnologia de ponta por celular (GPRS) e satélite (GOES).

A iniciativa integra a Rede Paranaense de Monitoramento Hidrometeorológico na Região do Litoral, com recursos do Fundo Paraná, numa ação cooperativa entre o Instituto Tecnológico Simepar, o Instituto Águas Paraná, a Defesa Civil Estadual e as secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. "Com esse novo modo de atuar, o Simepar compartilha os esforços com diferentes órgãos do Estado de forma a potencializar os seus benefícios", afirma o diretor do Instituto e doutor em engenharia ambiental, Eduardo Alvim Leite. "A participação do Simepar na Operação Verão Paraná foi estruturada em três eixos: ampliação da infraestrutura de monitoramento hidrometeorológico no litoral; disseminação de informações e previsões específicas para a região, através de página web dedicada; e fortalecimento da vigilância meteorológica para subsidiar a prevenção e o alerta de eventos meteorológicos extremos para a Defesa Civil", explica Alvim.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Jonel Iurk, "a estação é um importante instrumento de educação ambiental, pois os veranistas poderão familiarizar-se com as mudanças climáticas, conhecendo como são feitas a captura e a avaliação dos dados climáticos". O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, informa que esta é a primeira de 20 estações que serão instaladas com recursos do Fundo Paraná, gerenciado pela pasta: “Estamos expandindo o monitoramento ambiental no Estado a fim de aumentar o conhecimento climático da região, melhorar as previsões de tempo e clima e incrementar a qualidade dos alertas de eventos meteorológicos extremos". O chefe da Divisão da Defesa Civil da Casa Militar, Major Antônio Hiller Lino, por sua vez, observa que "a característica de mobilidade do novo equipamento é de vital importância para que possa ser utilizado em qualquer área do litoral onde as chuvas caem com mais frequência e intensidade, contribuindo para a tomada de decisões sobre a retirada de comunidades de áreas de risco", lembrando o desastre ocorrido em março de 2011.

A estação permanece em atividade após o fim da temporada, a fim de prevenir e mitigar efeitos de chuvas fortes e tempestades. Em caso de emergência, poderá ser rapidamente deslocada para locais de desastres naturais, permitindo o acompanhamento do tempo e alertas. A população também pode acessar informações na página da Internet desenvolvida pelo Simepar especificamente para o litoral, com dados em tempo real, incluindo a distribuição da chuva observada por radar meteorológico, descargas atmosféricas (raios), previsão do tempo para uma semana e da altura das ondas. O endereço é www.simepar.br – tópico Operação Verão.

Vidas perdidas

Dados do Centro de Pesquisas sobre Epidemiologia de Desastres (Cred) divulgados anteontem na Bélgica dão conta de que ao menos 29.782 pessoas morreram em 302 desastres naturais ocorridos em todo o mundo em 2011. Terremotos, inundações, secas, furacões, tsunamis e outros incidentes afetaram ao todo 206 milhões de pessoas. Os prejuízos estão calculados em 366 bilhões de dólares. No Brasil, foram 900 mortes em decorrência de enchentes e deslizamentos em janeiro. Segundo a diretora do Cred, epidemiologista Debarati Guha-Sapir, crianças expostas a enchentes apresentam mais desnutrição e doenças respiratórias. Apesar de elevados, os números indicam redução de 30% nas mortes em relação ao ano anterior, quando 430 incidentes foram registrados.

Estação móvel de monitoramento meteorológico do SIMEPAR e página web de acesso público às informações da operação verão (www.simepar.br/verao)