Simulado reúne órgãos para treinamento em situações de vazamento de óleo 20/10/2021 - 18:41

Nesta quarta-feira (20) a Defesa Civil de Curitiba realizou na região do Rio Bonito, no bairro Campo de Santana, a simulação de rompimento da tubulação do oleoduto, gerando vazamento de óleo na região e afetando diretamente o lençol freático, causando um forte odor.

A Defesa Civil Estadual acompanhou o simulado, um exercício de extrema importância na preparação e no desenvolvimento da resiliência das comunidades.

A comunidade local participou da atividade e recebeu orientações de como proceder neste tipo de situação.

A ação contou com a atuação da Transpetro, a Administração do Tatuquara, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Trânsito (Setran), Guarda Municipal, Secretaria da Saúde e Distrito de Manutenção Urbana.

De acordo com Maj. Nascimento, Chefe da Divisão de Gestão de Risco da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, ações de preparação contribuem para uma resposta mais eficiente aos desastres, mitigando riscos e reduzindo danos. Os simulados proporcionam o aprendizado para atuação conjunta dos órgãos em casos de desastres, sobretudo com envolvimento da comunidade, objetivo maior a ser protegido.