Reunião nacional no Paraná discute novos sistemas de defesa em desastres 25/03/2022 - 09:49

O Conselho dos Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (Congepdec) reuniu nesta quarta e quinta-feira (23 e 24), em Curitiba, os representantes pelas defesas civis de todos os Estados. A abertura da 8ª reunião ordinária contou com a palestra da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, sobre as ações desenvolvidas em conjunto entre Defesa Civil e a Superintendência Geral de Ação Solidária. O procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Olympio de Sá Sotto Mayor Neto, falou sobre o direito envolvido nos desastres.

Estiveram presentes também o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fábio de Souza Camargo.

A reunião teve como objetivo abordar temas de relevância para a proteção da população em ações de defesa civil, compartilhando experiências, boas práticas e dificuldades que cada estado enfrenta dentro de suas especificidades.

Uma das experiências trazidas na reunião foi o atendimento ao desastre ocorrido em Petrópolis (RJ), abordando as formas de alerta utilizados e a resposta das pessoas aos sistemas existentes, evidenciando novas atitudes que devem ser focadas e englobadas pelos estados para que a população possa sobreviver aos impactos das mudanças climáticas. Representantes da Defesa Civil do Paraná participaram das ações de resgate no Rio de Janeiro.

Também foram apresentadas tecnologias que podem ser utilizadas para registrar ocorrências e emergências de defesa civil, novas legislações federais acerca do atendimento aos desastres e metodologias que a serem adaptadas por cada ente federativo para suas realidades. "Esta troca de experiências permitiu potencializar as melhorias nas ações de proteção e defesa civil que têm sido implementadas", afirmou o coronel Fernando Schunig, coordenador estadual da Defesa Civil.

REFERÊNCIA – A Defesa Civil do Paraná é reconhecida como uma das referências nas ações de proteção e defesa no Brasil, tendo informações compiladas e disponíveis através do SISDC (Sistema de Defesa Civil), uma ferramenta informatizada premiada pela ONU em 2015 como o melhor sistema institucional de controle das Américas. O prêmio foi recebido na conferência de Sendai, no Japão.

MEDALHA DE DEFESA CIVIL – Na cerimônia de abertura foi entregue a Medalha de Mérito da Defesa Civil ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fábio de Souza Camargo, e ao procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Mayor Neto, em reconhecimento às ações que auxiliaram na estruturação e desenvolvimento da Defesa Civil no Estado e de suas ações de proteção da população.

Fonte: AEN