REER realiza simulado geral no dia nacional do radioamador 05/11/2022 - 12:24

Neste 5 de novembro, dia nacional do Radioamador, comemoramos com um simulado geral da REER, a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores. Todas as regionais do Estado participaram do simulado, testando diversas metodologias de comunicação. Os radioamadores voluntários da REER são aquele que trabalham com estações de radiocomunicação alternativa durante os grandes desastres e auxiliam para que informações sobre regiões isoladas, que perderam outros meios de comunicação, cheguem aos órgãos competentes para o envio de auxílio. Todos os componentes da rede devem ter certificação da Anatel.

A proposta do simulado é treinar a implementação de rotinas de comunicação e testar as metodologias mais propícias para cada região. Uma coordenação também foi montada no Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Supervisão Geral da Rede recebe as informações. Com isso, tanto a parte operativa quando de coordenação foram colocadas em prática.

A REER tem 20 anos de existência, sempre auxiliando nos desastres, como Águas de Março ou ações de controle da dengue.

SEJA UM VOLUNTÁRIO - Para ser um voluntário da REER é necessário realizar o cadastro no site da Defesa Civil, além de outros requisitos de integração da rede, participando de eventos como observador e depois se capacitando no Curso para integração à Rede.

Se você não é radioamador, pode também se cadastrar como voluntário da Defesa Civil, basta preencher o cadastro no site.