Programa Brigadas Escolares será expandido aos municípios 15/02/2022 - 23:11

Nesta terça-feira (15), a Defesa Civil participou do evento "Educa Juntos - Estado e Municípios juntos pela Educação", promovido pela Secretaria da Educação e do Esporte e transmitido virtualmente. No evento, voltado às ações de educação nos municípios, o Major Murilo Cezar Nascimento, Chefe da Divisão de Gestão de Riscos, à qual está vinculada o Programa Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola, divulgou a expansão do Programa aos municípios paranaenses, sancionada pela Lei n. 20.863/2021.

O evento reuniu  o Secretário de Estado da Educação e Esporte, Renato Feder, Prefeitos, Secretários Municipais de Educação e Núcleos Regionais de Educação entre outras instâncias da esfera da educação e teve como objetivo a apresentação das ações de apoio aos municípios, bem como retomada das aprendizagens no cenário causado pela pandemia da Covid 19, tendo a participação de mais de 350 municípios.

Houve também a assinatura de projetos voltados à educação pelo Vice-Governador, Darci Piana, que enfatizou a importância do investimento na educação básica e ressaltou os impactos positivos que a educação possui nos setores produtivos.

BRIGADAS ESCOLARES - Após a aprovação da Lei, está em fase de elaboração o Decreto de regulamentação da oferta. Estão também em desenvolvimento os os sistemas necessários para sua implementação, com previsão para o segundo semestre de 2022. Aproximadamente 8.605 instituições de ensino municipais poderão ser contempladas com a proposta do Programa, permitindo expandir a cultura prevencionista a milhares de paranaenses com apoio da comunidade escolar e familiares dos estudantes munícipes, materializando assim uma ação de grande efeito em relação à paz social e tranquilidade pública, gerando um significativo benefício à sociedade.

PRESENÇAS —  Estiveram na solenidade o Vice Governador, Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário de Estado da Educação, Renato Feder; o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; o presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa e líder do Governo, Hussein Bakri; o deputado estadual Nelson Justus; o diretor estadual de Educação, Roni Miranda; a presidente do Movimento Colabora, Fernanda Castro Marques; a conselheira estadual de Educação, Ozelia Lavina; e a coordenadora estadual da União dos Conselheiros Municipais da Educação, Ana Lúcia Rodrigues.

Fonte: AEN/CEDEC.