Primeira-dama do Paraná inicia campanha para ajudar vítimas das enchentes no estado 18/10/2023 - 14:59

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, iniciou uma campanha de arrecadação de itens de higiene, limpeza, água potável e alimentos não perecíveis que serão entregues às famílias atingidas pelas enchentes dos últimos dias. A ação visa mobilizar a população em geral e também empresas paranaenses para fazerem doações.

“Como todos sabem, o Paraná está enfrentando momentos difíceis devido às fortes chuvas e precisamos nos unir para levar um pouco de carinho e garantir que essas pessoas possam voltar para suas casas em segurança. Convido todos os paranaenses a se unirem a nós nessa grande corrente de solidariedade para ajudar quem mais precisa”, disse a primeira-dama.

A primeira doação de grande porte foi recebida na tarde desta terça-feira (17). O Grupo Boticário doou 8 mil itens de higiene que serão distribuídas às famílias afetadas. 

Para angariar mais doações de empresas, a campanha conta com a ajuda da Secretaria de Estado da Justiça (SEJU) e do Procon-PR. “Temos um bom diálogo com estes grandes grupos empresariais e uma grande abertura para conseguir ajudar quem foi vitimado. O estado do Paraná tem sido muito ágil nestas atitudes e esta campanha iniciada pela primeira-dama vai ajudar ainda mais gente”, disse o secretário estadual da Justiça, Santin Roveda.

Quem quiser participar da campanha pode doar, até o próximo dia 26, itens de higiene, limpeza, água potável e alimentos não perecíveis em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros do Estado. 

MAIS AJUDA – Nesta terça-feira, a  Coordenadoria Estadual da Defesa Civil enviou para São Mateus do Sul cerca de 4 toneladas de alimentos fornecidos pela Ceasa-PR. A chuva intensa que atingiu o município desde o último dia 12 deixou cerca de 220 famílias ilhadas, em consequência da elevação do nível do Rio Iguaçu. 

A Defesa Civil também entregou 130 colchões, 150 kits de limpeza e 150 kits de higiene. Também estão sendo distribuídos milhares de mantimentos, alimentos e roupas arrecadados pela administração municipal.

Antes disso, a Ceasa Paraná já tinha enviado mais de 33 toneladas de alimentos para outros municípios – do Paraná e de Santa Catarina – atingidos pelas chuvas. Também já foram entregues 12 caminhões com mantimentos, produtos de limpeza, telhas e lonas para as regiões atingidas. Até o momento, 20 municípios paranaenses estão em situação de emergência em decorrência das chuvas.

 

Fonte: AEN