Portos de Antonina e Paranaguá recebem visita da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil 11/02/2022 - 14:21

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil realizou na quarta-feira (09) visita técnica ao porto privado de Antonina (Porto Ponta do Félix S/A) e na quinta-feira (10) visita ao porto de Paranaguá.
A visita faz parte do planejamento da atuação da Defesa Civil Estadual na Operação Verão 2021/2022 e também atende uma das metas da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CE-P2R2), no que se refere a desenvolvimento de protocolos de atendimento em emergências ambientais na área portuária.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) participa do grupo de trabalho aquaviário da comissão. O grupo também é integrado por outras instituições afetas ao tema e é responsável por desenvolver esses protocolos. Além do GT Aquaviário, é também composta por outros grupos de trabalho que discutem as medidas preventivas e responsivas de intervenção em acidentes com produtos perigosos, isto é, aqueles produtos que possuem riscos específicos como líquidos inflamáveis ou produtos tóxicos.

INTEGRAÇÃO – As inspeções tiveram o propósito de conhecer as características do modal aquaviário/área portuária para sanar futuras dúvidas na elaboração do Plano de Contingência.  Que incluem ações de prevenção, preparação e realização de simulados na busca de aperfeiçoar e treinar para uma possível atuação emergencial. Além de promover a integração dos portos com a coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil da região.

CE-P2R2 – A comissão é voltada para a prevenção de acidentes envolvendo produtos químicos perigosos, tendo em vista o desenvolvimento do sistema de preparação e resposta a emergências no país.