Paraná auxilia nas ações de atendimento em Manaus 20/03/2023 - 11:19

O Chefe da Divisão de Gestão de Desastres, major Daniel Lorenzetto, foi mobilizado juntamente com a equipe do GADE, o Grupo de Atendimento a Desastres do Governo Federal, para auxiliar nas ocorrências que atingiram Manaus no dia 12. Os problemas são decorrentes de chuvas que ultrapassaram os 90mm.

Uma das principais ocorrências sofridas pelo município foi um deslizamento de terra que causou a morte de 8 pessoas, entre elas 3 crianças. Três pessoas foram resgatas com vida.
Foram mais de 120 ocorrências registradas no município por causa das chuvas e 74 pessoas ficaram desabrigadas. Foi necessária a mobilização das estruturas municipais, Corpo de Bombeiros e outras instituições para realizar o atendimento à situação.

Neste contexto o GADE foi acionado, contando com uma equipe de profissionais de vários estados para auxiliar. Eles atuarão no mapeamento dos locais afetados e identificarão as necessidades locais para atendimento às pessoas afetadas e para o restabelecimento do local.

O Paraná já auxiliou em outras situações, como as chuvas na Bahia e no litoral norte de São Paulo.

Oportunidades - Além de auxiliar os locais que estão precisando de ajuda, a experiência de conhecer as realidades, dificuldades e estruturas de outros locais permite que possamos identificar boas práticas e potencializar as ferramentas de atendimento no Paraná.