PREVINA inicia reuniões de acompanhamento de 2022 18/04/2022 - 17:49

Neste dia 13 as reuniões de acompanhamento do PREVINA, o Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza, foram retomadas. O Programa foi estabelecido em 2018 com o Decreto nº 10.859, com o objetivo de prover mecanismos para a prevenção e para o combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais, garantindo a preservação dos patrimônios ambientais existentes no Estado. As reuniões são voltadas ao acompanhamento das metas previstas no Plano de Trabalho de 2022, já estabelecidas no ano anterior. 

A integração entre os órgãos tem permitido avanço nas ações referente a prevenção e combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação do Estado, viabilizando a capacitação de voluntários, elaboração de Planos de Contingência, integração com planejamento do Corpo de Bombeiros e atuação operacional do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e Batalhão de Polícia Militar Ambiental - Força Verde, além do envolvimento da sociedade civil organizada através da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias e outras organizações que atuam na proteção ambiental.

O avanço nos trabalhos do PREVINA também proporciona a ampliação do escopo e integração com outras frentes, como as Unidades de Conservação Federais. A representante do IBAMA, Sra. Thais Michele Fernandes, informou durante a reunião que o  Estado do Paraná contará novamente com equipes do Prevfogo, isto é, o programa voltado à proteção das unidades federais contra incêndios florestais. 

O programa conta com um Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais especializado, dentro da estrutura do Ibama, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento e pesquisa, e o Paraná passará a ser monitorado por esse Centro também. 

 

GALERIA DE IMAGENS