Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais visitam a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil 07/07/2023 - 11:57

Na tarde da útilma quinta-feira (06) recebemos a visita da comitiva de militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que integram o Grupo Temático Operacional (GTO) de Proteção e Defesa Civil, composta pelo Major BM Herbert Aquino Marcelino, o Capitão BM Tales Roberto da Silva, o Capitão BM Leandro Figueiredo Gomes e a 1º Tenente BM Andresa Vicente Amante.

Os integrantes do Comitê conheceram a estrutura da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, passando pelo Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD), responsável pelo monitoramento e atendimento aos municípios afetados por desastres, e pelo Centro Logístico Estadual, que recebe, organiza e distribui os materiais de ajuda humanitária. Conheceram também as funcionalidades do Sistema Informatizado de Defesa Civil (SISDC), desenvolvido e utilizado pela Defesa Civil do Paraná e pela Celepar para a gestão de vários processos relacionados à gestão de riscos e de desastres.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais tem grande experiência envolvendo ocorrências com barragens decorrente de ocorrências como as ocorridas em Mariana e Brumadinho, e podem compartilhar as ações que tem sido desenvolvidas no estado para lidar com estes desafios. A visita e o trabalho em conjunto possibilitam a troca de conhecimentos e é muito importante para o fortalecimento de laços e a criação de boas práticas.