Governo promove atendimento emergencial na aldeia indígena de Queimadas, em Ortigueira 13/03/2023 - 12:07

O Governo do Paraná prestou nesta semana atendimento emergencial na Aldeia Indígena de Queimadas, em Ortigueira, nos Campos Gerais. Representantes da Secretaria estadual da Mulher e Igualdade Racial (SEMI) e da Defesa Civil forneceram cestas básicas à comunidade indígena, devido a uma dificuldade pontual de atendimento dessa natureza pela Funai (Fundação Nacional do Índio). A aldeia tem 750 habitantes.

A ação foi uma solicitação do Conselho Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná, com anuência da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social.

A secretária da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, se reuniu com as mulheres e crianças da aldeia e afirmou que, com a criação da pasta, é possível que o Governo do Paraná esteja ainda mais presente e próximo das comunidades tradicionais. "Abrimos um novo canal de diálogo com as comunidades tradicionais", afirmou.

Clemilda Santiago Neto, diretora de Igualdade Racial, Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da SEMI, também esteve presente na aldeia e recebeu demandas do cacique Ernesto Francisco.

Segundo ela, a aproximação do governo com as comunidades indígenas é muito importante para garantir a proteção dos seus direitos e promover políticas públicas que atendam às suas necessidades específicas. “Além disso, essa aproximação fortalece a democracia e a diversidade cultural do Paraná", afirmou.

Ela acrescentou que propôs às mulheres indígenas que se reúnam, discutam, e organizem as demandas para que a SEMI possa sistematizar todas as solicitações em um documento. Clemilda e Leandre assumiram o compromisso de retornar à aldeia e levar à presidente da Funai, Joenia Wapichana, as reivindicações do Paraná.

 

Fonte: AEN

GALERIA DE IMAGENS