Geólogo da Defesa Civil Estadual realiza análise de risco em Guaraqueçaba 31/01/2022 - 22:26

Neste domingo (30), Guaraqueçaba sofreu com vários bairros afetados por alagamentos e inundações ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram a localidade nos últimos dois dias. Segundo informações do Simepar, em alguns locais o acumulado chegou a 140 mm.

A grande intensidade pluviométrica causou também deslizamentos na região, com riscos a residências próximas. A Defesa Civil municipal solicitou o apoio técnico dos geólogos da Defesa Civil para realizar a avaliação de risco local. O geólogo Rogério foi ao local com o apoio do transporte aéreo da Casa Militar da Governadoria para avaliar a situação local e orientar os técnicos locais sobre os riscos e ações de controle.

GEOLOGIA - A Defesa Civil Estadual proporciona este serviço técnico para auxiliar os municípios que não possuem a expertise na análise deste tipo de situação. Com isso, os municípios conseguem decidir melhor sobre quais ações serão implementadas para garantir a segurança da população.

Vale ressaltar que, além deste trabalho, os geólogos também realizam pesquisas e estudos para testar novos modelos que sejam mais efetivos para analisar cada situação e cada tipo de solo no Estado. O desenvolvimento de novas ferramentas é uma preocupação constante dos profissionais. Por exemplo, a dissertação de mestrado da geóloga Fabiane Aline Acordes, que faz parte da equipe de geólogos da Defesa Civil Estadual, foi sobre o desenvolvimento de uma ferramenta batizada de DETECTA, que serve para auxiliar os coordenadores municipais a fazer uma avaliação emergencial de risco, mesmo com conhecimento limitado na área. Identificar o risco local pode ser crucial para retirar pessoas de locais de risco.

ACOMPANHAMENTO – Além deste atendimento emergencial, a Defesa Civil Estadual, por meio do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CEGERD, acompanha todo o processo de cadastro da ocorrência, fazendo orientações para que toda a documentação esteja correta. Esse processo também auxilia na solicitação de ajuda humanitária ou recursos do Estado ou da União para auxiliar nos casos em que se configura situação de emergência. Com esse suporte técnico, os municípios conseguem garantir o auxílio em desastres de grande magnitude.

MONITORAMENTO E ALERTA – O CEGERD também acompanha as previsões dos órgãos de meteorologia, como o Simepar, 24 horas por dia, atento para situações que possam causar desastres. Essas informações geram alertas tanto para o sistema estadual de defesa civil quanto para a população, por meio do cadastro no número 40199.

As informações também levam em consideração os dados históricos e métodos de processamento que auxiliam na identificação dos riscos, de forma a dar maior assertividade no alerta. Ou seja, mostra a preocupação em prover um serviço de qualidade ímpar à população paranaense.

“Defesa Civil somos todos nós”