Geóloga da Defesa Civil do Paraná participa de Evento Nacional sobre Deslizamentos 01/09/2021 - 18:01

Foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto o Workshop Nacional sobre Gerenciamento do Risco de Deslizamentos em Regiões Serranas, que contou com a presença da geóloga Fabiane Acordes da Defesa Civil do Paraná. O evento foi organizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e foi transmitido no YouTube pelo Centro de Pesquisa e Estudos sobre Desastres (CEPEDES), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A geóloga dissertou sobre o tema Sistemas de Alerta e de Monitoramento – Desafios e Experiências em sua palestra. Inicialmente ela apresentou a estrutura da Defesa Civil no Paraná, o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGERD), dados de grandes eventos ocorridos em nosso estado em anos passados e em seguida explicou como funciona o sistema de alerta e monitoramento, sua importância para a prevenção e ação imediata diante de futuras ocorrência. De forma prática, apresentou a experiência da Defesa Civil do Paraná na gestão de riscos e desastres.

O evento contou com a presença de palestrantes de todo país, que compartilharam conhecimento e experiências através das suas apresentações, proporcionando a troca de conhecimento entre os participantes e fomentando a prevenção e a gestão de riscos de desastres.