Exercício Conjunto de Apoio à Defesa Civil (ECADEC)
26/11/2021 - 16:22

Na semana do dia 22 a 26 de novembro, foi realizado no 27º Batalhão Logístico o Exercício Conjunto de Apoio a Defesa Civil (ECADEC), um exercício simulado de mesa desenvolvido pelo Ministério da Defesa em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

O objetivo do exercício foi testar as formas de comunicação e compreender as capacidades e limitações das instituições envolvidas, compreender as possibilidades de auxílio das Forças Armadas em eventos de grande porte. Além de testar os mecanismos de integração entre as agências para resposta a desastres de grande magnitude.

 O exercício simulado permitiu o aperfeiçoamento da capacidade de trabalho e de integração das instituições participantes, otimizando as ações de resposta durante o atendimento a futuros desastres.

O evento foi dividido em três áreas: Direção do exercício, Comando Conjunto do Exército e Gabinete de Crises.

A Sala de Gerenciamento de Crises, chefiada por um representante da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, era a responsável por resolver os incidentes apresentados. Onde trabalhavam os representantes das instituições convidadas que recebiam as informações sobre hipóteses de desastres, lançadas pela Direção do Exercício, e cada instituição apresentava sua capacidade de resposta, meios e recursos materiais e humanos.  Se houvesse necessidade, o Comando em Conjunto do Exército disponibilizaria meios para auxiliar o desastre. O documento final era repassado a Direção do Exercício, composto por instituições a nível Federal, que analisavam e retornavam as informações através de uma reunião ao final da tarde. Ao todo foram realizadas 18 situações diversas vividas em desastres, durante o período do exercício, e todas com um prazo para resolução.

Organizadores do exercício: Ministério da Defesa, Comando de Operações Navais, Comando de Operações Terrestres, Comando de Operações Aeroespaciais, 5ª Divisão de Exército, 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, Capitania dos Portos do Paraná, Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, 11º Centro de Telemática, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, Polícia Militar do Paraná e Corpo de Bombeiros do Paraná.

As instituições participantes do evento, a quem agradecemos por participarem e colaborarem com o exercício foram: Secretaria de Estado e Saúde do Paraná (SESA), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Polícia Científica do Paraná, Polícia Civil do Paraná, 2º Grupamento de Bombeiros, 8º Grupamento de Bombeiros, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de União da Vitória (2ª CORPDEC) e de Paranaguá (8ª CORPDEC), Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Petrobras, Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) e Rumo Logística.

 

GALERIA DE IMAGENS