Defesa Civil prepara técnicos da região de Cascavel para resposta rápida a crises 30/05/2022 - 15:02

A Defesa Civil Estadual realizou nesta semana uma capacitação técnica para o 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros do Paraná, que atende toda a região de Cascavel, no Oeste do Estado. A capacitação foi direcionada a 15 militares do setor de Defesa Civil das unidades que compõem o comando regional e que ficam sediadas em municípios da área.

A equipe da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil que esteve à frente do treinamento repassou conhecimentos e experiências para esses representantes, demonstrando boas práticas adotadas pela instituição.

O objetivo passa pelo ensino de uso de ferramentas e técnicas para dar pleno auxílio para os municípios tanto na parte de prevenção e monitoramento, quanto na primeira resposta diante de um desastre e na sua recuperação.

Foram apresentados durante o curso todos os sistemas e aplicativos utilizados na gestão de riscos e desastres, além de serem discutidas as metodologias e protocolos elaborados a partir dos comitês estaduais que atuam na gestão de riscos relacionados a barragens, produtos perigosos e incêndios florestais.

O Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna), por exemplo, é um destes fóruns. Ele visa estabelecer medidas que garantam a proteção ao meio ambiente, fauna e flora, com foco nas Unidades de Conservação estaduais. A atuação regional da Defesa Civil, em parceria com órgãos como Instituto Água e Terra (IAT) e Força Verde, é essencial para a continuidade dos resultados positivos das ações.

As capacitações regionais são estratégias importantes para difundir os conhecimentos sobre Defesa Civil e manter as ações alinhadas em todo o Estado. Além disso, é um momento importante para que os agentes compreendam o trabalho e tirem as dúvidas direto com os analistas que dão suporte aos municípios todos os dias. Isto permite uma ação mais rápida do Estado na proteção das pessoas.

Fonte: AEN