Defesa Civil monitora ocorrências de ventos fortes e tempestades no Paraná 06/10/2022 - 18:01

A Defesa Civil do Paraná está monitorando as fortes chuvas e possíveis ocorrências de tempestades que começaram a atingir diversos pontos do Estado desde quarta-feira (05). O órgão iniciou o envio de alertas para a população já na terça (04).

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foram observadas pancadas de chuva forte em cidades do Interior na manhã desta quinta-feira (06). Rajadas mais severas de vento ocorreram em Ubiratã (82,8 km/h), São Miguel do Iguaçu (75,6 km/h) e Laranjeiras do Sul (70,6 km/h). Não há, porém, manifestação de ocorrências graves.

Na região Norte, em Londrina, apontou o Centro Estadual de Gestão de Riscos e Desastres (Cegerd), da Defesa Civil, algumas casas foram atingidas por quedas de árvore, sem a ocorrência de vítimas ou desabrigados. Em São Miguel do Iguaçu, no Oeste, além de algumas residências, duas escolas e uma creche foram destelhadas. As aulas foram canceladas.

Houve destelhamentos, também, em Juranda, no Centro-Oeste, e pontos de alagamentos em Corbélia, no Oeste. Essa condição de tempo severo está associada ao avanço de uma linha de instabilidade sobre o oeste/noroeste paranaense.

Além do monitoramento em tempo integral, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, disponibiliza lonas plásticas, telhas de fibrocimento, colchão, kit dormitório, kit higiene, kit limpeza e cesta básica para as famílias vulneráveis que foram afetadas.

Veja abaixo os números atualizados:

Londrina - duas casas foram atingidas por quedas de árvore, sem a ocorrência de vítimas ou desabrigados

Jataizinho - vendavais ocasionaram a queda de uma árvore no cemitério causando danos no local.

Clevelândia - três residências foram afetadas pelos ventos. As pessoas não precisaram deixar suas casas.

São Mateus do Iguaçu - Vendavais atingiram cerca de 90 residências, sendo 20 na área rural. Foram afetadas também 3 escolas e 2 CMEI, ocorrendo o cancelamento das aulas. Foi feita a entrega de lona para os afetados. As equipes continuam realizando levantamento.

Foz do Iguaçu - sete casas foram afetadas pelo vendaval, cinco por destelhamentos e duas delas por causa da queda de árvores, as pessoas não precisaram sair de suas residências.
Dez árvores caíram sobre a rede elétrica e causaram problemas no fornecimento de energia em 906 estabelecimentos na cidade. Houve entrega de lonas para as famílias afetadas.

Juranda - Locais foram afetados por vendavais. Equipes ainda estão em campo fazendo levantamento.

Corbélia - Locais foram afetados por vendavais. Equipes ainda estão em campo fazendo levantamento.

Guaraci - Uma casa foi danificado por conta da queda de uma árvore. A Secretaria de Esporte também teve uma sala afetada por conta do temporal.

Fonte: AEN

Atualizado às 18h00 em 06/10/2022