Defesa Civil fará simulado de situação de risco em Antonina 22/02/2023 - 15:50

A Defesa Civil do Paraná realiza na próxima sexta-feira (24) um exercício simulado de campo no município de Antonina, no Litoral. O teste, que inicia às 9h, tem como foco a atuação integrada das forças de segurança e salvamento em caso de emergência envolvendo risco tecnológico (não natural). Esta é uma das ações planejadas para o Verão Maior Paraná, que está perto do fim.

O simulado será em um cenário de emergência no Porto de Antonina com exercício de incêndio e lançamento de fumaça tóxica, que demandam atuação emergencial e mobilização da estrutura de atendimento e assistência às pessoas. O acionamento das equipes de resposta e do Plano de Contingência do município busca treinar a articulação e atuação das estruturas.

Haverá atendimento com equipes da Defesa Civil do Estado e do município, secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Portos do Paraná, Porto Ponta do Félix e outras instituições envolvidas no atendimento.

Ações como essa são importantes para que danos e prejuízos sejam diminuídos, especialmente para as pessoas. Nesses casos, a população da região mais próxima e a prefeitura são orientadas sobre as primeiras ações a serem tomadas para controlar situações extremas.

O último simulado dessa natureza aconteceu em 2019 em Morretes e, com a pandemia, eles foram interrompidos. O objetivo da Defesa Civil é intensificar a programação nos próximos anos.

EM PARANAGUÁ – A Portos do Paraná fez um treinamento com guardas portuários que integram a Brigada de Emergência no final do ano passado no Porto de Paranaguá. Foram 40 horas de trabalho no módulo avançado, envolvendo reciclagem e aprendizado para aprimorar o atendimento em possíveis ocorrências. Os brigadistas passaram por aulas teóricas, simulações e colocaram em prática o aprendizado para combater o fogo usando todo o equipamento de proteção individual adequado para a função.

Fonte: AEN