Defesa Civil entrega equipamentos para as Forças-Tarefas do Corpo de Bombeiros 22/04/2020 - 16:51

Nesta quarta-feira (22), a Defesa Civil Estadual realizou a entrega de equipamentos de combate a incêndios florestais e de atendimento a emergências com produtos perigosos ao Corpo de Bombeiros. A entrega, que aconteceu na Academia Policial Militar do Guatupê, contou com a presença do Governador do Estado, Ratinho Junior, além do Coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente-Coronel Fernando Raimundo Schunig, e do Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Samuel Prestes.
Os equipamentos foram adquiridos por meio do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Desastres, desenvolvido com o Banco Mundial, o que permitiu, entre outras aquisições, a compra dos equipamentos voltadas às Forças-Tarefas do Corpo de Bombeiros. Com isso, as Forças-Tarefas do Corpo de Bombeiros, que tem atuação em todas as unidades operacionais da corporação, ficarão ainda mais preparadas para o atendimento a essas emergências. As forças-tarefas tem direcionamentos de especialidades conforme o tipo de desastre, indicando as pessoas mais capacitadas para a atuação em cada situação.
Fala do Governador:
Fala do Coordenador da Defesa Civil
Fala do Comandante do Corpo de Bombeiros

Equipamentos – Os equipamentos abrangem tanto equipamentos de proteção individual, isto é, os equipamentos e roupas de proteção que os bombeiros precisam utilizar para garantir maior segurança ao se aproximar do calor dos incêndios florestais ou dos riscos dos produtos químicos. Além disso, há materiais de intervenção direta, permitindo que as equipes de resposta possam agir diretamente nas emergências, estabilizando a situação e protegendo a população e o meio ambiente.
Há também algumas aquisições específicas, como o kit picape, para incêndios florestais. Esse kit permite uma ação rápida em incêndios a partir de um reservatório e de uma bomba portáteis que, ao ser acoplado em uma viatura tipo picape pode ser rapidamente mobilizado para incêndio para controlá-lo.
No caso das emergências com produtos perigosos, a aquisição de equipamentos como o medidor de gases possibilita a identificação de vários tipos de gases em espaços confinados, permitindo identificar os riscos no local.

Regime de Força-Tarefa – O Estado do Paraná conta com um Regime de Força-Tarefa que envolve diversas instituições para o atendimento aos mais variados desastres. Isso permite que pessoal especializado em áreas como Defesa Civil, Segurança Pública, Infraestrutura, Assistência Social e Saúde sejam mobilizados rapidamente para situações emergenciais que precisem de acompanhamento local.
Essas estruturas são voltadas ao atendimento de situações em que a capacidade de resposta local é superada, necessitando de suporte de outras equipes para atender ao desastre.

Incêndios Florestais – O Corpo de Bombeiros do Paraná é uma das referências na área de incêndios florestais, pois foi um dos primeiros a estabelecer um curso e protocolos padronizados para a atuação na área no Brasil. Esse pioneirismo foi resultado de uma triste história, o incêndio florestal monumental que aconteceu no Estado em 1963, chamado de “Paraná em Flagelo”.
A quantidade de mortes decorrentes desse incêndio ultrapassou 100 casos, e os danos a residências, estruturas e plantações também foram gigantescos. Com isso, o Estado do Paraná estabeleceu treinamentos com instituições estadunidenses de atendimento a este tipo de incêndio (muito corriqueiros nos Estados Unidos), trazendo o conhecimento já consolidado na área e aplicando no Paraná.
Com isso, o Paraná conta com mais de 50 anos de história de formação de bombeiros capacitados para a atuação nessa área. Os novos equipamentos chegam, então, para reforçar a capacidade das equipes especializadas no atendimento a essas emergências.

Emergências com produtos perigosos - O Estado do Paraná conta com a Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências com Produtos Perigosos – CEP2R2/PR, voltada à discussão e implementação de medidas de segurança que impeçam ou minimizem danos referentes a produtos perigosos.
A Comissão, presidida pela Defesa Civil, conta com a participação de diversas instituições envolvidas no atendimento a emergências ou que estejam envolvidas nas regulações do setor. O Corpo de Bombeiros é uma dessas instituições participantes, participação esta que se resume a pessoal de alto gabarito técnico com contato com as mais diversas autoridades técnicas no Brasil no que se refere ao atendimento a emergências com produtos perigosos.
Os novos materiais, que envolvem roupas de proteção e materiais para contenção de vazamentos, por exemplo, são essenciais para garantir que as equipes de emergência e resgate tenham a segurança necessária para atuar em situações que envolvem esses produtos. Vale ressaltar que os produtos perigosos possuem riscos específicos muito mais danosos que produtos comuns, eles envolvem compostos como gasolina, álcool, materiais tóxicos ou corrosivos, além de uma grande variedade de outros materiais.

"Defesa Civil Somos Todos Nós"