Defesa Civil do Paraná se reúne com Defesas Civis de São Paulo e Mato Grosso do Sul para traçar ações conjuntas de combate à dengue nas fronteiras do estado 09/02/2024 - 10:09

Na tarde desta quinta-feira (8), a Defesa Civil do Estado do Paraná se reuniu com representantes das Defesa Civis dos Estados de São Paulo e Mato do Grosso do Sul para discutir medidas interestaduais de combate à dengue nas fronteiras. A proposta é a de impedir a progressão da doença e a transmissão entre os estados.

Os três estados registram aumento no caso da doença e já realizam ações de combate à dengue em seus territórios, no entanto, as cidades fronteiriças precisam de ações integradas, principalmente com medidas de prevenção e orientação à população.

Para o Coronel Fernando, Coordenador Estadual da Defesa Civil do Paraná, “este é o momento de unirmos esforços para apoiar as Secretarias de Saúde no combate à dengue e mostrarmos a força e capacidade técnica e operativa das Defesa Civis”.

Além da intensificação das ações operacionais, como vistorias em residências e espaços públicos e nebulização nos bairros, os participantes concordaram em realizar uma capacitação mútua, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, com envolvimento de todos os Coordenadores Municipais e Regionais das cidades que fazem divisa entre os estados.

Neste treinamento serão tratados temas como transmissão da doença, identificação dos sintomas, ações eficazes de eliminação dos criadouros do mosquito e manejo adequado de lixo e objetos inservíveis, já que estudos apontam que 80% dos focos da dengue encontram-se dentro das residências.

A Major PM Claudia Bemi, representante da Defesa Civil do Estado de São Paulo, afirmou que “o mosquito aedes aegypti não respeita os limites das fronteiras, por isso, precisamos integrar nossas ações com os demais estados”. Também participou da reunião o Cap Maxwelbe, representando o estado do Mato Grosso do Sul.

Adaptado de: CEPDEC SP