Defesa Civil capacita servidores da Controladoria Geral do Paraná para operarem drones 18/02/2022 - 16:36

Nesta última terça (15) e quarta-feira (16), os servidores da Controladoria Geral do Paraná (CGE) participaram de uma capacitação para operar aeronaves não tripuladas, mais conhecidas como drones.  O sr. Wilson Baptista, que atua na Divisão de Gestão de Desastres (DGD) da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, ministrou o curso para 10 servidores.

Além de apresentar o trabalho que a Defesa Civil desenvolve com os drones, foram abordados assuntos pertinentes a legislação para operar dentro da legalidade, rotinas para cadastro de equipamentos nos órgãos responsáveis pela fiscalização aérea e a parte pratica de operação da RPA.

A parte teórica e pratica da instrução foi realizada nas dependências da CGE, que teve como objetivo capacitar os servidores para utilizar as aeronaves na fiscalização e auditorias. Os drones são importantes nas atividades de fiscalização por propiciarem uma visão mais ampla da região e adicionam informações necessárias aos relatórios e avaliações que a instituição realiza.

É importante salientar que existe uma regulamentação para o uso de drones. Mesmo se tratando de uma aeronave remotamente pilotada, ela continuar sendo uma aeronave e precisa seguir algumas orientações para evitar acidentes no espaço aéreo. Por isso, nas atividades práticas os participantes aprendem o passo-a-passo para pilotar com segurança.

“Defesa Civil Somos Todos Nós!”

GALERIA DE IMAGENS