Comitiva do Paraná integra discussões no Uruguai sobre a gestão de riscos e desastres do continente 20/03/2023 - 10:45

Uma comitiva do Paraná composta por integrantes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil estiveram no Uruguai, em Punta Del Este, participando da 8ª Plataforma Regional de Redução de riscos e desastres da ONU. O evento integra países da América Latina e Caribe para discutir o temas como mecanismos de gestão de riscos, tecnologias de alerta, formas de integração de conhecimentos locais, e outras formas de aumentar a resiliência das comunidades. O evento aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, de forma híbrida, com cerca de 4 mil pessoas acompanhando presencial e remotamente.

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Fernando Raimundo Schunig presidiu a comitiva. Para ele, o evento traz a oportunidade de compreender as metodologias que os outros países estão adotando na gestão de riscos e buscar novas soluções. "O compartilhamento de experiências e desafios de cada local permite enxergarmos novas formas de resolver os nossos desafios”, afirma ele.

As discussões visam auxiliar para que eventos como o que atingiu o litoral norte de São Paulo possam ser evitados. Há mecanismos que estão sendo empregados nos outros países que podem ser adaptados à realidade do nosso Estado. Um dos temas muito discutidos foi o Programa Cidades Resilientes - MCR2030 que entra em uma nova fase, a de busca por mais ações para implementar mecanismos de desastres.

Também esteve presente a diretora pedagógica do CEPED, professora Danyelle Stringari. O CEPED - Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, é responsável por fomentar o desenvolvimento de pesquisas que auxiliem na previsão, monitoramento e alertas de desastres, assim como novas metodologias que auxiliem na gestão dos desastres.

Além das defesas civis dos vários países, participaram do evento instituições voluntárias como a Cruz Vermelha, ONGs, centros de Pesquisas, como o CEMADEN brasileiro, e empresas, mostrando a interconexão das diversas áreas quando o tema é desenvolver mecanismos, tecnologia e inovação para evitar que os desastres aconteçam.

O EVENTO - o evento era composto por diversos painéis , com apresentações em plenária e workshops. A comitiva paranaense buscou acompanhar os temas afetos à realidade paraense, buscando possibilidade de melhorias.

COMITIVA BRASILEIRA - Além do Paraná, outras defesas civis do Brasil estiveram presentes no evento, como a Secretaria nacional e diversos municípios, entre eles Curitiba. O Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e o Secretario Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf. O Ministro, em pronunciamento no final do evento afirmou que as ações de gestão de riscos e desastres são uma preocupação e que há um compromisso brasileiro em investir nessa área.