Cinco municípios do Sudoeste do Paraná concluem o plano de contingência 20/12/2013 - 17:20

Os municípios de São Jorge D'Oeste, Bom Jesus do Sul, Dois Vizinhos, Pranchita e Ampere/PR, encerram as atividades com a conclusão do plano de contingência on-line.

Entre os dias 12 à 19 de Dezembro de 2013, O Comando do 3º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Francisco Beltrão e seus adjuntos, estiveram nos municípios citados para formalizar e oficializando a entrega dos Planos de Contingências Municipais.

O plano - O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos. É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais.

Cada um dos municípios deverá elaborar o plano de contingência conforme suas particularidades, seguindo as informações solicitadas e já pré definidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, todos os representantes possuem acesso ao sistema de defesa civil, neste irão fornecer as informações solicitadas e que no final irá gerar um documento que servirá de base para tomar todas as decisões frente ao desastre.

Segundo Major Norton Kapp "O objetivo é finalizarmos os 27 municípios da 12ª COREDEC, marcando importantes avanços na prevenção de desastres naturais."

Os Planos de Contingência foram apresentados as autoridades, imprensas e população local, com a presença de todos envolvidos.

Estiverem presente nestes eventos, além do comandante, o Major Norton Alexandre Kapp, 1º Tenente Eriksem Mafra, os Prefeitos e Vice-Prefeitos, Vereadores, Diretores de Operações, Policiais Militares, Agentes de Defesa Civil, Cabo Adilson e Cabo Demarco, estes Supervisores de Serviço.