Brigadistas escolares controlam princípio de incêndio em Toledo e Bandeirantes 23/02/2024 - 12:28

Nesta semana duas escolas colocaram em prática os ensinamentos repassados no Programa Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola e evitaram que ocorressem danos provocados por incêndio.
Na manhã do dia 22 de fevereiro a pedagoga e brigadista escolar Soeli Regiane Hermes, da Escola Estadual Ouro Preto, no município de Toledo, foi acionada para combater um princípio de incêndio.
O incêndio se iniciou na sala de informática do colégio. E assim que se deflagrou, o treinamento de emergência foi colocado em operação, e a brigadista foi acionada para atuar na situação.
A brigadista do colégio foi mobilizada de forma rápida e segura, identificou o foco em um aparelho de ar-condicionado e realizou a extinção das chamas com uso de um extintor presente no local. Ao mesmo tempo, o abandono preventivo dos alunos para a quadra da escola foi realizado para garantir a segurança dos alunos.
Com a atuação rápida, não houve feridos, apenas danos materiais.
O colégio faz parte do Núcleo Regional de Educação de Toledo e participou no ano passado das capacitações oferecidas pelo Programa Brigadas Escolares. A pedagoga Soeli realizou o curso de brigadista em 2016 e participou em nova capacitação no ano passado. Além das capacitações as escolas devem realizar simulados de abandono duas vezes ao ano, colocando em prática o treinamento dos brigadistas e preparando todo o ambiente escolar para saber como agir em situações de emergência.

Na mesma data, no município de Bandeirantes foi registrado um princípio de incêndio na cozinha do Colégio Estadual Bela Vista, no mesmo prédio funciona a  Escola Municipal Hestuco Kavassawi. O atendimento foi realizado, por uma equipe de educadores e funcionários capacitados pelo Programa Brigadas Escolares.
O princípio de incêndio ocorreu em uma panela de pressão, mas o fogo logo foi contido e não se alastrou para outros ambientes da escola. Na ocasião as salas de aula estavam desocupadas, pois todos os alunos estavam na quadra de esportes.
A intervenção contou com a participação das brigadistas Sra. Silvana Costa Correia, Sra. Andressa Barboza de Araújo e Sra. Ghislaine Cristine Inácio, com auxílio do funcionário Yuri Matheus Alves.

As situações demonstram a importância do treinamento para situações de emergência, de forma que a atuação rápida controlou a situação e evitou que as chamas pudessem se alastrar e causar mais danos.

BRIGADAS ESCOLARES - O programa, que já completou dez anos, é coordenado pela Defesa Civil, Secretaria de Estado da Educação e Corpo de Bombeiros. Ele chegou a ser reconhecido pelo governo federal, através do Sistema Nacional de Proteção de Defesa Civil, como exemplo de Boas Práticas no eixo “Defesa Civil na Escola”. Nesse tempo mais de 81 mil funcionários e professores foram capacitados como brigadistas, sendo 9 mil apenas no ano passado.

Fonte: AEN