87 profissionais vão trabalhar nas forças de segurança em programa de Residência Técnica 28/10/2022 - 09:35

Os 87 profissionais selecionados no Programa de Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública (Restec Gesp) participaram nesta semana de uma palestra sobre Planejamento Estratégico em Segurança Pública. Realizado em formato híbrido, o evento marcou o início das atividades do programa, que contempla um curso de especialização custeado pelo Governo do Estado. Ao todo, foram investidos R$ 9,9 milhões nessa ação inédita no Brasil.

O encontro reuniu, presencialmente, os 58 residentes que irão atuar nas cidades de Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da Capital. Os outros 29 profissionais estão lotados em Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa. Eles assistiam a transmissão da palestra em tempo real, pela Internet, nas respectivas unidades de lotação.

Essa residência é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a Superintendência-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), instituição acadêmica responsável pelo conteúdo didático-pedagógico da pós-graduação ofertada.

O curso de especialização será realizado na modalidade de ensino a distância (EaD), com duração de dois anos e previsão de carga horária de 420 horas, incluindo os módulos de disciplinas e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, ressaltou o compromisso com a qualificação dos serviços públicos disponibilizados à população. “A ideia é promover educação profissional continuada, com o intuito de capacitar e qualificar profissionais para diferentes especialidades técnicas e administrativas, nas áreas internas das instituições públicas estaduais, sem perder de vista o foco na qualidade de atendimento e serviços ofertados aos cidadãos paranaenses”, pontuou.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita de Oliveira, os residentes técnicos irão atuar na SESP, no Corpo de Bombeiros e nas polícias Civil, Militar, Científica e Penal. "Esses estudantes de pós-graduação são qualificados e vêm com ideias e motivações. Com essa parceria, esperamos colher resultados positivos e gratificantes, proporcionando aos residentes a aquisição de experiência e conhecimento técnico aplicado", ressaltou.

Em sua palestra, o tenente-coronel Vladimir Donati, do Corpo de Bombeiros do Paraná, destacou o planejamento como atividade estratégica para a gestão da Segurança Pública. “O planejamento contribui para a gestão estratégica e operacional das instituições e padronização de processos e controle de metas e planos de ação nas diferentes unidades e níveis hierárquicos, com impacto no acompanhamento sistemático e disciplinado de resultados de médio e longo prazo”, afirmou o oficial, sinalizando, entre outros aspectos, a produtividade no sistema integrado de segurança pública.

LOTAÇÕES – Além da Sesp, os residentes estão lotados nas polícias Científica, Civil e Militar do Paraná, no Corpo de Bombeiros e no Departamento Penitenciário (Depen). Entre os selecionados, cinco profissionais foram destinados para o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), órgão de assessoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, vinculado academicamente à Unespar e administrativamente à Casa Militar.

Pioneiros no País, os programas de Residência Técnica são destinados para recém-graduados de várias áreas do conhecimento. A Restec Gesp, especificamente, selecionou profissionais de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Farmácia, Geografia, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Tecnologia da Informação.

Também foram aprovados profissionais das áreas de Saúde e Biológicas, para atuar nos setores de Genética, Toxicologia e Química da Polícia Científica.

PRESENÇAS – O encontro contou com a presença do diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; e da reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino. Representando a coordenação do Curso de Especialização em Gestão da Segurança Pública estavam presentes as docentes Danyelle Stringari (Coordenação Pedagógica), Elaine Cristina Lopes (Coordenação Administrativa), Fabiane Fortes (Coordenação de Equipe Multidisciplinar) e Roselis Mazzuchetti (Coordenação de Supervisores e Residentes).

Fonte: AEN