1ª CORPDEC CAPACITA SUPERVISORES DA GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA 10/06/2015 - 09:27

Na quinta-feira, dia 28 de maio, supervisores da Guarda Municipal de Curitiba que integram a Comissão de Segurança do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil receberam treinamento teórico/prático para atendimento a emergências com produtos perigosos, o qual faz parte do cronograma de qualificação permanente dos servidores da Guarda Municipal.

O objetivo principal do treinamento ministrado pela 1º Tenente Rafaela Heloisa Beckert Queiroz, foi capacitar os supervisores para atuar em emergências com produtos perigosos, simulando uma situação real de derramamento onde foram abordadas todas as fases do atendimento, com foco no correto planejamento das ações no local. Os participantes tiveram oportunidade de utilizar equipamento de proteção individual “nível A” para manuseio de produtos perigosos, bem como aplicar os conhecimentos adquiridos, para o planejamento e organização do atendimento ao evento adverso.

Foi enfatizada a importância da identificação do produto e utilização do Manual Abiquim para verificar os quesitos de segurança específicos, bem como o isolamento e segurança no local. As zonas quente, morna e fria foram delimitadas e cada equipe atuou conforme o comando do incidente, o qual determinou as fases do atendimento, a montagem do corredor de descontaminação, resgate de vítimas, contenção dos vazamentos, e demais ações que fazem parte do atendimento a emergências com produtos perigosos.

Esta ação reforça o trabalho integrado do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil junto à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que tem como foco principal a excelência no serviço prestado a comunidade.