Formação de Brigadistas Escolares

     Brigadista escolar é o servidor capacitado com formação específica e devidamente certificado, que formará a Brigada Escolar de cada instituição de ensino.
     Tem como principais atribuições auxiliar a comunidade escolar nos casos emergenciais nos ambientes escolares, pois possuem os conhecimentos necessários para um atendimento básico de emergência, sendo as pessoas que têm as melhores condições técnicas de atuar em situações de risco na instituição de ensino.
     Para isto, é ofertado anualmente pelo Programa Brigadas Escolares- Defesa Civil na Escola uma capacitação específica para a formação de brigadistas escolares, de forma gratuita, aos servidores atuantes nas instituições de ensino estaduais, municipais e da modalidade de educação especial.
     Está organizada em duas etapas, sendo:

•    Capacitação teórica: de 60 horas, na modalidade à distância – EaD, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola de Defesa Civil.
•    Capacitação prática: de 16 horas, na modalidade presencial, ministrada por instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, e descentralizadas por Núcleo Regional de Educação de origem da instituição de ensino.

     A certificação é emitida pela SEED/PR, mediante cumprimento de 100% da carga horária da etapa EaD e condicionada à participação da etapa presencial, com respectivo registro da frequência.

    Inscrições:
    Consulte o Núcleo Regional correspondente à sua instituição de ensino para informações acerca do calendário de ofertas da capacitação para formação de brigadistas escolares, e procedimentos para se inscrever.

 

Etapa Teórica - Modalidade à Distância (60h)

Vídeos

Vídeo - Libras

Material didático

 

  • Vídeos - Libras

 

Etapa Prática - Modalidade Presencial (16h)

Plano de Aula - Corpo de Bombeiros