O que é a rede de radioamadores

A Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER, está vinculada a Divisão de Gestão de Desastres (DGD), onde tem como objetivo auxiliar a Defesa Civil e demais instituições de resposta em ocorrências e desastres que comprometem a comunicação, procurando assim, restabelecer uma linha de comunicação com rapidez e eficiência.

A estrutura da REER é formada por Supervisor Geral, Operacional, Regionais e seus substitutos, que coordenam os radioamadores Adjuntos Municipais em todo Estado. As Regionais da REER são as mesmas das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil – CORPDEC, para facilitar a distribuição e vinculo dos Supervisores da REER com os Coordenadores Regionais de Defesa Civil.

A Rede tem contribuído em diversas ocorrências e campanhas realizadas em apoio a Defesa Civil, em especial, podemos citar a ocorrência de 11 de março de 2011, evento ficou conhecido como “Chuvas de Março”, que houve grandes prejuízos e danos em alguns municípios do litoral paranaense. Outra ocorrência que a REER contribuiu foi no apoio ao Combate a Dengue, também no litoral do Paraná na Campanha “Dengue Sem Asas”, nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2016.

A cada ano a REER está mais integrada e capacitada para auxiliar e colaborar nas respostas de ocorrências relacionadas à Defesa Civil. Anualmente é realizado um Simulado Estadual, onde o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a REER trabalham em conjunto para cumprir as missões repassadas pela CEPDEC utilizando os materiais disponíveis. Cada Regional da REER realiza capacitações e encontros com os Adjuntos Municipais para trabalhar com situações mais específicas da região.

A REER e seus colaboradores são de extrema importância para Instituições de resposta e principalmente para população, onde através de seus serviços, contribuem para que os atendimentos dados às vítimas afetadas sejam mais rápidos. Além da estrutura e pessoal capacitado, os radioamadores são voluntários, que disponibilizam tempo, equipamentos e materiais pessoais em prol da sociedade sem esperar remuneração e benefícios pelo trabalho prestados.

Para conhecer melhor sobre a Rede, sua legalidade, seus representantes e atividades, clique nos ícones abaixo: