Conselho Comunitário de Cascavel trata sobre incêndios ambientais 20/08/2013 - 10:18

Somente no período do dia 8 ao dia 18 Agosto, o Corpo de Bombeiros de Cascavel já atendeu 57 ocorrências de incêndios ambientais, este número tem aumentando diariamente.

No dia (13/08/13), ocorreu no mini-auditório do Centro de Convenções de Cascavelum encontro entre a 4ª Coordenadoria Estadual de Defesa Civil / Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Companhia de Trânsito de Cascavel e o Conselho Comunitário (38 representantes).

Mais de 90% dos incêndios são provocados por pessoas, sendo que é proibido o qualquer tipo de queimada em céu aberto, dessa forma podem considerar como criminoso.

Com base nestes dados, foi realizada anteriormente uma reunião entre a 4º Coredec, Comdec de Cascavel, Ministério Público e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em que ficou definido que em casos suspeitas de incêndio criminoso ou locais de reincidência de incêndios ambientais . O Corpo de Bombeiro irá fazer  a certidão de ocorrência, e posteriormente, a secretaria municipal do meio ambiente irá investigar o caso e se comprovado o processo será encaminhado para a promotoria pública para análise e aplicação da legislação vigentes, se tipificado.

O objetivo principal da reunião foi demonstrar a problemática dos incêndio ambientais na cidade de Cascavel e região, e buscar o apoio da sociedade civil organizada no trabalho de prevenção.