Programa Rede Estadual de Emergência de Radioamadores - REER

A Defesa Civil do Estado do Paraná e o Radioamadorismo

Consoante o bem delineado programa de prevenção implantado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - CEDEC, a Direção do Grêmio de Radioamadores da Rodada Trem das Onze - Gestão 1996-1998, exultante, solicitou credenciamento na mesma para auxiliá-la.

O Grêmio como coordenador das ações de rádio e eventos sociais da Rodada Trem das Onze, sendo uma associação civil sem fins lucrativos e puramente participativa em radioamadorismo, a exemplo dessa que vem desde 1981 aprimorando-se na finalidade de atendimento de emergência, utiliza-se das facilidades dos contatos via rádio através de sua Estação PY5RTO (também das Estações de pessoas físicas atuantes na faixa dos 40 metros) para transmitir informações necessárias e urgentes.

A Defesa Civil que já estava organizando junto à sociedade paranaense o Conselho de Entidades Não Governamentais - CENG, aprovando a solicitação de credenciamento que lhe fez o Grêmio de Radioamadores da Rodada Trem das Onze, acolheu-o como legítimo parceiro para aquele atendimento.

Celebrou-se um convênio de parceria no qual os radioamadores participantes da Rodada Trem das Onze e outros espontaneamente, auxiliaram as autoridades constituídas aproveitando-se da sua vocação, destreza operacional de rádio e prerrogativas de habilitados para atuar na faixa de 40 metros e, outras, quando solicitamos.

Na decorrência de três anos e dois meses, a Coordenação de Defesa Civil do Grêmio apresentou para esse órgão do Governo do Estado, alguns trabalhos do destaque de radioamadorismo, entre eles em 13 de novembro de 1996 uma "Norma Operacional". No dia 29 de maio de 2000, apresentou uma nova "Norma Para Atuação em Emergências" que fora devidamente aprovada pela CEDEC.

Trabalhos Operacionais Realizados

O GRRTO em auxílio a Defesa Civil, foi solicitado para atuar oficialmente em algumas ocasiões a saber: nas enchentes do Vale da Ribeira - 1996, por meio dos radioamadores: Izoulet-PY5ND e Fraga-PY5EX. Izoulet-PU5ND, fazendo contatos em VHF, cobriu uma ocorrência de queda de barreira de grandes proporções na BR 277, trecho Curitiba/Paranaguá; em regime de quarentena de acompanhamento as enchentes nos rios do noroeste do Estado - Paraná e Ivaí em 1997, por intermédio dos radioamadores Hugo-PY5IE (Falecido), Fraga - PY5EX, Hermes PY5DRQ e Jaime PY8/PY5 (Porto Rico/PR). Foram passados boletins diários para a sede da Defesa Civil, informando sobre o nível (pelas réguas) das águas dos rios. Atendimento de várias solicitações para reposição de réguas de leitura prejudicadas em pontos primordiais das barrancas do rio Paraná; atendimentos diversos, solicitando providências para reforço por estaqueamento preventivo em pequenos morros de chácaras situadas na Serra do Mar; comunicados sobre a ocorrência de um forte vendaval na região de Laranjeiras e socorro, primeiramente, pelo Corpo de Bombeiros de Cascavel. Ato contínuo, esse, comunicando-se com a CB de Guarapuava, assumiu a operação com grande eficiência. Registrou-se naquela oportunidade, o imediato e brilhante trabalho de ponte de triangulação realizado pelo radioamador Celso - PY5ALK.*Operação de busca de navegação e de recondução ao rumo portuário de um pequeno barco de turismo Argentino à deriva 80 milhas (náutica) da costa do Rio Grande do Sul. Atendimento de vinte e quatro horas, operada pelo não menos eficiente Comandante da Rodada Trem das Onze, Ângelo - PY5AAL.

Participações extras

Auxílio em pontes aos radioamadores Argentinos da Província Del Paraná - na enchente do rio Paraná/RA - 1998, com mais de mil ribeirinhos desabrigados, pelo radioamador Fraga - PY5EX.

Busca de pessoa desaparecida - 1999, contando com o apoio imprescindível dos radioamadores: Rudy - PY5AAH (Cascavel/PR), Gonçalves - PY5XE (Campo Mourão/PR), Silvio PY2SCA, (Ribeirão Preto/SP) e Fraga - PY5EX (em auxílio a Ouvidoria Geral do Estado do Paraná).

Radioamadorismo

O grande interesse amadorista em construir rádio no Brasil levou o ilustre paranaense Lívio Moreira a montar seu próprio aparelho e em seguida , a tornar-se o primeiro radioamador brasileiro. Da mesma forma, nosso técnico pioneiro recebera tal conhecimento do legítimo inventor do rádio, também brasileiro: Pe. Roberto Landell de Moura. Este fato prova-se por documentos e carta patente do inventor.

Cadastre-se como voluntário