Plano de Contingência e Simulado

Com base na Lei Federal 12.608, a qual em seu art 8º, inciso XI, atribui à responsabilidade para que os municípios elaborem planos de contingência, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil-PR, desenvolveu uma ferramenta para auxiliar o município na concepção de seus planos.

 

O que é o Plano de Contingência online

 

O Plano de Contingencia online - PCO é uma ferramenta hospedada no sistema SISDC (Sistema Informatizado de Defesa Civil do Paraná) que foi desenvolvida com o intuito de auxiliar o Coordenador Municipal de Defesa Civil a criar mecanismos de preparação e resposta a desastres na esfera do município.

A metodologia aplicada na concepção da ferramenta vislumbrou atender mesmo o usuário sem a expertise na elaboração de planos de contingência, pelo contrário, simplesmente pelo fato de se manusear e preencher os formulários componentes do plano, desperta no gestor municipal o conhecimento e articulação necessária para atendimento a desastres.

O Plano de Contingencia online segue o principio do Sistema de Comando em Incidentes (SCI), que foi uma metodologia adotada na gestão de grandes desastres como o Katrina e o vazamento de óleo no Golfo do México e foi estruturado em 05 etapas. As 5 etapas abaixo se refere aos formulários a serem preenchidos pelo coordenador municipal. Após o preenchimento dos formulários o usuário faz a geração do PCO e o sistema SISDC faz a integração de todos os formulários gerando assim um pdf  contendo sumário e demais conteúdos relacionados ao PCO facilitando a atualização e todo histórico.
 
O sistema ainda permite o cadastramento de residências que estão dentro do das áreas de atenção e o registro de todos os moradores daquela residência, contendo dados pessoais os quais possam interessar quando do atendimento de uma ocorrência neste local.


01 - Cadastro de Áreas de Atenção;
02 - Cadastro de Abrigos;
03 - Cadastro de Recursos;
04 - Cadastro de Ação Operacional;
05 - Gerador do Plano de Contingência.

 

Mais informações

 

SIMULADO

 

Para testar a efetividade do Plano e verificar adequações, é necessário colocá-lo em prática. A maneira de fazer isso é realizando exercícios simulados, que podem ser inicialmente em menor escala e depois ir aumentando em proporção. 

Abaixo você pode ter acesso a um modelo de Plano de Simulado que pode ajudar na sua execução. 

 

Plano de Simulado - Clique aqui