Veículos de transporte de produtos perigosos são fiscalizados em Foz do Iguaçu 28/11/2012 - 09:43

Devido às características exclusivas, traduzidas sobre tudo no alto risco para as pessoas e ao meio ambiente e também devido ao elevado crescimento das indústrias químicas e sua especialização, fez com que o transporte rodoviário de produtos perigosos (combustíveis, lubrificantes, explosivos, defensivos agrícolas, radioativos, entre outros) seguisse o mesmo caminho, ou seja, se expandisse de maneira progressiva, sendo, portanto, motivo de preocupação para órgãos governamentais, dentre eles, a Defesa Civil.

Ciente de suas responsabilidades específicas, a 9ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - 9° Coredec, sediada no município de Foz do Iguaçu, promove ações de fiscalização por onde transita parcela importante desse transporte, ou seja, em nossas rodovias, envolvendo para tanto, diversos setores da sociedade institucional. Foi o que aconteceu no último dia 20 de novembro de 2012, na Rodovia BR 277, km 714.

Em cumprimento ao Decreto Federal 96.044 de 18 de maio de 1988 e Decreto Estadual nº. 4299 de 21 de Junho de 2001, os veículos abordados tiveram avaliados vários itens, tais como estado geral de conservação, equipamentos de segurança e documentação, objetivando-se assim, prevenir, reduzir e controlar de forma sistêmica acidentes com produtos perigosos e também proporcionar o constante aperfeiçoamento da atividade de transporte, manuseio e armazenagem na área limítrofe do Estado do Paraná.

O diferencial nesta fiscalização foi a participação dos alunos do CFSD 2012 (32 alunos) na condição de aprendiz, após terem tido aulas teóricas na sede do Sest/Senat, com o conceituado instrutor e palestrante Délcio Hartmann.

Participaram da ação de fiscalização representantes das seguintes Instituições: 9ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, PRF (Polícia Rodoviária Federal), Batalhão de Policia Ambiental, SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Concessionária Ecocataratas, SANEPAR, 9ª regional de Saúde, DER, DNIT e a Prefeitura do Município de Sta. Terezinha de Itaipu.