Umuarama realiza ação preventiva contra à dengue 19/02/2013 - 15:40

O município de Umuarama realizou nos dias 05 e 06/02/13 uma ação integrada de prevenção e combate à dengue, contando com a participação de 50 pessoas que são integrantes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros - CB, 15° Coordenadoria Regional de Defesa Civil - 15° Coredec, 12° Regional de Saúde e Sanepar.

Com o intuito de diminuir o número de casos e alertar a população quanto aos riscos e cuidados que está ação foi planejada e executada, levando-se em conta também o exemplo e evolução de casos de dengue em outros municípios do Estado. Em Umuarama até o momento foram confirmados 26 casos de dengue e nenhuma morte foi registrada.

Para realizar a ação foi escolhido o bairro Parque San Remo, por este ter apresentado mairo número de focos do mosquito. Nos dois dias foram visitadas aproximadamente 3.500 residências, nestas foram realizadas vistorias e eliminação dos focos encontrados, em alguns quintais foram retirados entulhos, sendo que em uma residência foi retirado cerca de 500kg.

A recepção por parte dos moradores não foi das mais agradáveis e hospitaleiras, em alguns casos moradores não permitiram a entrada dos agentes de saúde. Sabendo da importância da ação e para dar continuidade ao trabalho estes retornaram posteriormente a estas residências com autorização judicial.

Em cerca de 20% das residências visitadas foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti - responsável pela transmissão da doença, que se reproduziam em garrafas plásticas, pneus velhos, latas e entulhos.