Tecnologia em teste no Paraná auxilia no monitoramento de desastres 22/04/2019 - 17:40

Nesta segunda-feira (22), houve uma reunião para apresentação de resultados do Projeto de Monitoramento por Radar Banda X, desenvolvido a partir de Cooperação Técnica entre a Defesa Civil do Paraná, Simepar, Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA e a empresa JRC. O projeto foi colocado em prática há cerca de um ano, quando o radar banda X cedido pela empresa JRC foi instalado na sede do Simepar.

No evento de apresentação de resultados estiveram presentes o Cônsul Japonês, sr. Hajime Kimura, o Representante Chefe da JICA, sr. Hiroshi Sato, o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, Cel. Ricardo Silva, o Diretor Executivo do Simepar, sr. César Beneti, além de representantes de instituições de outros Estados.

PARTICIPANTES – estiveram presentes o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, Coronel Walter Nyakas Junior, o Chefe do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil do Rio de Janeiro, Tenente-coronel Rodrigo Werner da Silva, o Secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil do Sergipe, Major, Luciano dos Santos Queiróz, o Gerente De Alerta da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, sr. Frederico Rudorff, o Secretário Municipal de Defesa do Cidadão de Blumenau, Coronel RR Carlos Olímpio Menestrina.

O PROJETO – O projeto está voltado para o monitoramento meteorológico de uma área da região metropolitana de Curitiba. Nesse local, houve o monitoramento das condições do tempo pelo radar e o processamento das informações para indicar se havia ou não possibilidade de ocorrências de deslizamento. O software utilizado sofre calibração automaticamente, a partir de eventos de chuva combinados com a ocorrência de deslizamentos, reestabelecendo os limites a cada novo dado. Isso permite maior assertividade nos protocolos de informação à população.

A TECNOLOGIA – O interesse no projeto se dá a partir da possibilidade de melhorar o atendimento à população por meio da melhoria no sistema de monitoramento meteorológico. Antes do projeto o Paraná contava com dois radares Banda C, que possuem um alcance maior, porém menor resolução na captura de informações. Além disso, apenas um deles era de dupla polarização, uma característica que melhora muito a capacidade de identificar o tamanho das gotas de chuva e quantificar, por meio de modelos numéricos, a quantidade de chuva que está ocorrendo.

O Projeto de Monitoramento instituído com a parceria das instituições envolvidas proporcionou a utilização desse novo modelo de radar, que possui muito mais capacidade de resolução. Com isso, é possível conhecer novas tecnologias e avaliá-las em relação às já existentes no Paraná. Mas, principalmente, esse novo tipo de radar abre possibilidade para novas possibilidade no monitoramento meteorológico, dando muito mais suporte às ferramentas existentes (satélites, radares e estações meteorológicas), auxiliando na obtenção de acurácia na previsão meteorológica.

RESULTADOS – As três instituições que estiveram diretamente envolvidas com a operação do radar, sua utilização e uso do software de deslizamento – JRC, Simepar e Defesa Civil -, apresentaram as suas considerações sobre a produção de informações relevantes para a melhoria da capacidade de monitoramento e previsão de desastres. De acordo com as instituições, o radar apresenta novas possibilidades para o monitoramento, auxiliando em locais onde há lacunas de informação pelos demais radares.

O projeto também proporcionou que a Defesa Civil tivesse melhores ferramentas para o monitoramento da região metropolitana de Curitiba. A ferramenta permite uma análise mais pormenorizada da chuva acumulada em um determinado local, possibilitando o contato com a Defesa Civil local e, após confirmação sobre a possibilidade de uma situação adversa no local, da população.