Técnicos da Defesa Civil Estadual auxiliam município no levantamento de danos e prejuízos 19/12/2020 - 18:05

Os técnicos da Defesa Civil Estadual Cabo Silvio e Misael, estiveram durante esta última semana no município de Rio Bonito do Iguaçu para auxiliar na confecção de levantamentos e de danos e prejuízos e orientar na confecção das documentações necessárias para a solicitação de auxílio.

O município sofreu uma forte tempestade de granizo e vendavais no início do mês, causando grande prejuízos para o município, especialmente na área rural, impactando diretamente as atividades agropecuárias locais, com mais de mil hectares de lavoura afetados, entre outros danos. Além disso, mais de 250 residências tiveram seus telhados danificados. A área mais afetada foi a região do assentamento Marcos Freire em diversas localidades.

O trabalho dos técnicos é de auxiliar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, juntamente com as demais estruturas da prefeitura, a identificar as informações e finalizar os relatórios necessários para encaminhar a documentação referente ao desastre. Com isso, é possível mensurar os impactos causados pela tempestade no município, tanto a nível econômico quanto social, e elaborar o processo de decretação de situação de emergência no município. Isso permite a liberação de recursos por parte do Estado e do Governo Federal.

AUXÍLIO EMERGENCIAL - O Governo do Estado já fez uma intervenção com o repasse de telhas de fibrocimento ao município para atendimento das famílias afetadas, assim como cestas básicas e kits de abrigamento para essas famílias.

A distribuição deste material está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela secretária Suzana Brasil, juntamente com a Defesa Civil Municipal, coordenada por Mauricio Inhaia.

Fonte: Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e SISDC.