Simulado integrado de atendimento a ocorrências envolvendo produtos perigosos 16/07/2014 - 10:33

Para o sucesso do evento, foi realizada uma reunião prévia com integrantes dos órgãos públicos e privados, no auditório da sede do 4° Grupamento de Bombeiros no dia 11 de julho, sexta-feira. Durante a tarde, foi ministrada uma palestra pelo Capitão Antônio Schinda, com a temática da necessidade de integração entre as entidades durante o atendimento de ocorrências desta natureza e os impactos ambientais e humanos decorrentes de eventuais falhas nos protocolos de atendimento.

Participaram da reunião integrantes da concessionária de rodovias EcoCataratas, SEST/SENAT, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Defesa Civil de Cascavel, Polícia Federal, SAMU, Polícia Rodoviária Estadual, Ministério Público e integrantes das Subunidades do 4° Grupamento de Bombeiros (Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon), todos acompanhados pelo Comandante do 4°GB, Major Fernando Raimundo Schunig, que participou da abertura inicial da reunião.

O exercício simulado consistiu em um atendimento de ocorrência de vazamento de produto perigoso (diesel) de um veículo transportador, sendo que este estaria transitando pela marginal da BR-277, perímetro urbano de Cascavel, nas proximidades do Rio Cascavel. Ainda, em concomitância com a ocorrência de vazamento de produto perigoso, as guarnições também realizaram o atendimento de um AMUV (Acidente com múltiplas vítimas), sendo 8 (oito) ao total, vítimas estas decorrentes do envolvimento em um acidente com o veículo transportador.

Participaram desta atividade integrantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, SEST/SENAT, Polícia Rodoviária Estadual, CETTRANS, Polícia Rodoviária Federal, SAMU, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e funcionários da concessionária de rodovias EcoCataratas.

O simulado integrado teve por objetivo a união de esforços entre diversos órgãos, para o atendimento de acidente envolvendo produto perigoso, uma vez que durante um sinistro dessa natureza, todos os órgãos precisam estar um alto grau de sincronismo a fim de somar o trabalho para um desfecho positivo, com maior celeridade e eficiência.