Reunião entre Conseg e Defesa Civil de Maringá 11/12/2013 - 19:00

Integrantes da 5ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil e do Conselho de Segurança de Maringá, reuniram-se na última segunda-feira (02/12/13) na sala de reuniões da ACIM/Maringá, para discutirem assuntos sobre a estrutura da defesa civil regional e a integração entre diversos órgãos visando a preparação e o atendimento aos desastres.

O Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (CONSEG) foi o 1º conselho comunitário de segurança de nosso país e é qualificado como organização da sociedade civil de interesse público.

O conseg trabalha pelo aumento da segurança da comunidade, apóia as estruturas de segurança e defesa social da cidade. Ele é composto por grupos de pessoas da sociedade civil organizada que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas comunitários de segurança e desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à polícia milita estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

O Conseg é presidido pelo Sr. Tadeu Rodrigues (Coronel aposentado) e participam empresários da cidade e membros de organizações não governamentais.

Na reunião foi proposto por parte da Coordenadoria Regional de Defesa Civil a criação de um gabinete de gestão integrada de risco de desastres, visando organizar a atuação dos órgão públicos e privados perante os desastres, trazendo, assim, melhorias na segurança para a região.

A apresentação do projeto foi apresentado pelo Major Jorge, Coordenador Adjunto de defesa civil, os membros do conselhos mostraram-se interessados, realizaram perguntas e foi proposto o encaminhamento do projeto.