Reunião de trabalho sobre Plano de Contingência Municipal 26/08/2013 - 11:43

Estiveram presentes no dia 20 de agosto de 2013, no auditório da 12ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil, representantes dos 27 municípios da região de Francisco Beltrão, para participar de da reunião referente ao Plano de Contingência municipal (on-line).

O Plano de Contingência é um documento onde estão definidas as responsabilidades estabelecidas em uma organização, para atender a uma emergência e também contêm informações detalhadas sobre as características da área ou sistemas envolvidos. É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências anormais.

Cada um dos municípios deverá elaborar o plano de contingência conforme suas particularidades, seguindo as informações solicitadas e já pré definidas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, todos os representantes possuem acesso ao sistema de defesa civil, neste irão fornecer as informações solicitadas e que no final irá gerar um documento que servirá de base para tomar todas as decisões frente ao desastre.

Segundo Major Norton Alexandre Kapp, " Existe a previsão legal para a elaboração do plano de contingência, mas só agora está sendo colocado em prática nas cidades". Comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros independentes e Coordenador Regional de Defesa Civil.

Estiveram presentes no evento o Capital Romero Nunes da Silva Filho e Misael Marcio Ferreira Borges, integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, estes explanaram sobre a elaboração do Plano de Contingências.