Região Sudoeste é atingido por fortes chuvas. 19/08/2011 - 21:21

Bairro Marrecas
São Miguel
Bairro Luther King
Por volta das 4 horas e 15 minutos desta manhã,  o Corpo de Bombeiros começou a receber diversas ligações. Grande parte do efetivo foi mobilizado para atender a população. Foi deslocado até o local caminhões e embarcações para a retirada de pessoas, a ambulância também foi deslocada para orientar os moradores próximos aos alagamentos. Além do Corpo de Bombeiros, a prefeitura disponibilizou caminhões e máquinas para auxiliar as famílias, o exército colocou seu efetivo a disposição, a Defesa Civil e a Ação Social do município entraram em ação.

Os bairros mais atingidos foram: Luther King, Miniguaçú, Industrial, Kennedy, Pinheirinho, Marrecas, São Miguel, Alvorada e Vila Nova. Estima-se que 50 famílias foram atingidas e 4 delas ficaram abrigadas no pavilhão do bairro São Miguel.

Segundo informações repassadas pelo SIMEPAR, entre as 0 horas de quinta-feira, dia 18, e até 16:30 horas desta sexta-feira, dia 19, choveu 159,4 milímetros. O volume de chuvas é maior que o previsto para o mês de agosto, de 135 milímetros, em média.

Além de Francisco Beltrão, a cidade de Santo Antônio do Sudoeste também foi fortemente atingida. As chuvas iniciaram por volta das 3 horas da madrugada, momento o qual o Bombeiro Comunitário da região começou a atuar. Ao total 420 casas foram atingidas, das quais 6 delas ficaram com a estrutura comprometida, ficando desabrigadas 12 pessoas as quais foram recolhidas no centro social da cidade. Em Marmeleiro também houve desabamento de um morro o qual resultou em duas famílias desabrigadas.

Solicitamos aos moradores próximos as áreas atingidas que retirem seus pertences e procurem se abrigar na casa de familiares e amigos, neste momento vale ressaltar a união e a solidariedade. Quando na impossibilidade de dirigir-se a outro local, orientamos para que as pessoas levantem seu mobiliário pois o rio marrecas está represando as águas de seus afluentes, elevando consideravelmente o nível das águas, junto a precipitação prevista para o dia de hoje está criada condição favorável para novos alagamentos.

É difícil nesse momento pedir a compreensão das pessoas que tiveram sua casas invadidas pela água, no entanto é necessário tranquilidade. As ações que devem ser tomadas nesse tipo de situação já foram tomadas pela administração municipal, ação social, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.