Radioamadores voluntários treinam protocolos em simulado de comunicação 12/07/2023 - 14:24

Na tarde de sábado (8), a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER-PR) realizou um simulado de comunicação envolvendo 50 radioamadores voluntários da rede em todo o Paraná. Cada Regional ficou responsável pela definição de cenários possíveis na região e testar as ferramentas de comunicação. A REER atua para prover comunicação em situações críticas, quando não há dados ou telefonia.

O supervisor geral da REER, sr. Fábio de Oliveira Converso, relatou que este é um dos três eventos anuais previsto que possibilitam aos voluntários relembrar conhecimentos e treinar protocolos, além de trocar experiências e se preparar para trabalhar diante de uma emergência de forma rápida e eficaz.

Estes treinamentos são importantes para permitir a atuação, por exemplo, na ocorrência da semana passada, em que os radioamadores voluntários de quatro regionais foram empenhadas nas buscas pela aeronave no litoral do estado.