Programa Brigadas Escolares realiza nivelamento de técnicos brigadistas 12/07/2019 - 17:43

No dia 11 de julho, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte promoveu um encontro com 48 técnicos brigadistas que atuam nos 32 Núcleos Regionais de Educação do estado para nivelamento acerca do Programa Brigadas Escolares - Defesa Civil na Escola. O integrante da Defesa Civil na Coordenação Pedagógica do Programa, Capitão Murillo Rotondo, e a Representante da SEED na Defesa Civil, sra. Juliana Cajueiro, foram responsáveis por apresentar dados e novidades do Programa.

O encontro realizado em Foz do Iguaçu, teve como principais assuntos os procedimentos para adequação e aprovação das escolas no que tange às normas de prevenção a incêndio e pânico do Corpo de Bombeiros e a previsão de lançamento do sistema SISBRIGADAS, que deverá diminuir substancialmente o tempo para tramitação dos processos de certificação das escolas no Programa. Foi também apresentado o folder do Programa Brigadas Escolares, um instrumento de disseminação de informações sobre o funcionamento do programa e, principalmente, de cuidados específicos que devem ser observados com estudantes com deficiência.

NIVELAMENTO - Além disso, foram apresentados os resultados obtidos com a última realização do curso de brigadistas, assim como forma repassadas as informações sobre a próxima oferta.  Foi feita também a revisão de informações e procedimentos relacionados aos trâmites de documentos para emissão do certificado de conformidade do Programa, e apresentadas as legislações que atualmente regem o programa.

PARTICIPANTES - O evento contou também com integrantes do 3º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, além de integrantes Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A abertura contou com a presença do sr. Reginaldo José da Silva, Secretário Municipal de Segurança Pública, representando o prefeito municipal sr. Chico Brasileiro, o Major Antônio Schinda, Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros -  Foz do Iguaçu e o Capitão Jardel Pereira, Subcomandante do 3º Subgrupamento Independente de Bombeiros -  Umuarama.