Programa Brigadas Escolares é exemplo de boa prática em Seminário Nacional 24/06/2021 - 17:45

Nesta quinta-feira, o Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil na Escola figurou no Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil. O evento de abrangência nacional foi realizado entre os dias 22 e 24 de junho por meio de uma parceria entre o Cemaden, a Defesa Civil Nacional e o PNUD.

A iniciativa faz parte do projeto Elos, que tem o intuito de identificar as fragilidades existentes nos municípios brasileiros de cada região do país e propor novas alternativas de gestão que possibilitem criar resiliência local.

As boas práticas são uma das maneiras de apresentar estratégias que estão sendo realizadas por diversos municípios que podem ser replicadas em outros locais, facilitando a resolução de problemas que são comuns a outros municípios.

As boas práticas deverão integrar o banco de boas práticas em Proteção e Defesa Civil da Defesa Civil Nacional, facilitando o acesso dos municípios a a ações que já tiveram resultados positivos no Brasil.

Além da Defesa Civil Estadual do Paraná, outras Defesas Civis estaduais e municipais, como é o caso a Defesa Municipal de Curitiba, participaram e apresentaram estratégias positivas.

PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES – O programa possui um objetivo de fomentar e promover a segurança no ambiente escolar por meio da conscientização e a capacitação da Comunidade Escolar do Estado para o enfrentamento de eventos danosos, naturais ou antropogênicos, bem como o enfrentamento de situações emergenciais no interior das escolas. Ele possibilita que a comunidade escolar se prepare melhor para situações de emergência ou pânico.

OUTRAS BOAS PRÁTICAS - Além do programa Brigadas Escolares, outras boas práticas da Defesa Civil Estadual também participam da exposição, como o SISDC, o Sistema Informatizado da Defesa Civil, que já foi premiado pela ONU como melhor ferramenta de gestão interna das Américas, e a avaliação de riscos de deslizamento com o auxílio do DETECTA, um método avaliativo de risco que auxilia a tomada de decisão nos municípios.