Piloto da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil realiza treinamento para várias instituições de Londrina 06/09/2019 - 11:09

Nesta quarta-feira e quinta-feira (04 e 05), o piloto de RPA – (Aeronave Remotamente Pilotada), Wilson B. H. Alves da Defesa Civil Estadual realizou um curso teórico e prático com profissionais de várias instituições, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal do Ambiente, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia - (SIGLON), da Guarda Municipal, da Secretaria de Defesa Social, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização – (CMTU), todos do município de Londrina.

“ Nós capacitamos os alunos para que com segurança e de forma legal possam utilizar as aeronaves em suas atividades fins, atendendo as legislações vigentes no acesso ao espaço aéreo brasileiro com voos dentro das normas da Aeronáutica e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - (DECEA). Segundo ele, foram realizados voos com os alunos e apresentado os aplicativos utilizados, bem como a troca de experiências já vivenciadas na Defesa Civil”. Disse o Piloto Wilson.

AUMENTAR O USO -. A coordenadoria Estadual já vem utilizando os Drones há algum tempo, eles já foram utilizados em operações em Paranaguá e em mapeamento de áreas de atenção. Foi depois desses primeiros contatos que surgiu a ideia de ampliar a utilização dos equipamentos e repassar para demais órgãos pois ele tem grande valia em vários outros tipos de operação. Para o Corpo de Bombeiros esse treinamento facilitará na parte de análise de risco em incêndios de grandes proporções ou em caso de acesso dificultado no local.

BASE DE DADOS DEFESA CIVIL - Fotos convencionais e terrestres dá uma visão limitada da área e com a foto aérea a tomada de decisão é muito mais assertiva, em caso desastres naturais temos a imagem ampliada da área atingida, o que facilita a criação do plano de resposta e também traz mais segurança aos profissionais. As fotos coletadas são integradas à base de dados online da instituição.

No curso é apresentada a legislação para operar RPA no território aéreo brasileiro. Também abrange rotinas para cadastro dos equipamentos nos órgãos responsáveis pela fiscalização área e como operar o drone e incluir as informações coletadas no sistema do Estado.

Importante lembrar, que devem ser atendidas as questões de legislações e permissões, pois o Drone também é uma aeronave e pode causar diversos acidentes, inclusive com aeronaves tripuladas.

“Defesa Civil, Somos Todos Nós”