Peabiru contra dengue 11/01/2013 - 15:14

Com 204 casos de dengue confirmados, o município de Peabiru vive uma epidemia da doença. Para tentar conter a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, a Secretaria Municipal da Saúde de Peabiru realizou dia 05 de janeiro um arrastão por toda a cidade.

A 5ª Coordenadoria Regional de Defesa Civil - 5° Coredec, liderada pelo comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Leandro Calegari coordenou as ações. Entre agentes de saúde, funcionários públicos do município, representantes de entidades, moradores e voluntários.

As equipes de combate à dengue foram divididas em grupos, cada uma atuou em uma determinada região da cidade, desta forma o município todo foi atendido. A secretária de Saúde de Peabiru, Ana Claudia Beltrani relatou que todos os imóveis da cidade serão vistoriados. “Desde o primeiro dia do ano, quando assumimos os trabalhos em Peabiru, iniciamos um arrastão pela cidade, juntamente com a Secretaria de Obras, recolhendo entulhos. O foco será os criadouros do mosquito, ou seja, aqueles recipientes que acumulam água, como vasos de flores, vasilhas deixadas nos quintais e até móveis”.

Durante o arrastão, os agentes de saúde fizeram orientação aos moradores de quais são os principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito e reforçando os pedidos para que mantenham seus quintais limpos. “Todos os agentes receberam treinamento com profissionais da Regional de Saúde de Campo Mourão para atuarem nesse combate à dengue".

Segundo a secretária, o movimento no posto de saúde 24 horas tem sido intenso, com mais de 250 pacientes sendo atendidos diariamente. “A dengue tem se confirmado na grande maioria dos pacientes. As pessoas chegam com febre alta, dores no corpo e como a cidade está em estado de epidemia, fica até difícil saber o número exato de casos já confirmados.” Segundo informações do posto de saúde de Peabiru, a doença é confirmada em pelo menos 90% dos pacientes que passam pelo local.

Nesta manhã Major Jorge entrou em contato com o prefeito do município o Senhor Claudinei, informou que na 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão está dando apoio ao município com médicos e fumacê, disse ainda que os hospitais: Santa Casa de Campo Mourão e Inter clinicas também de Campo Mourão aumentaram o número de leitos para atender os doentes, informou ainda que está tentando aumentar os leitos no hospital do município de Engenheiro Beltrão, e também está aumentando o número de leitos no posto 24 horas do município.

O prefeito informou que existe grande acumulo de águas em baixo do asfalto da cidade por obra inacabada, onde está localizado o criadouro do mosquito, informou sobre o funcionamento do Sistema de Defesa Civil SISDC e foi aconselhado a desenvolver um plano de trabalho para atender o problema. Relatou que não tem números absolutos sobre os doentes, pois muitos moradores deixaram a cidade e foram buscar tratamento em Maringá e que a toda hora aparece novos doentes.