Paraná envia técnico da Defesa Civil para auxiliar no Combate a Estiagem no Estado do Piauí 20/09/2012 - 17:10

Seguindo o cronograma e apoio a Secretaria Nacional de Defesa Civil – Sedec, o Major Jorge Inacio da Silva (Corpo de Bombeiros) foi escolhido para representar o Estado do Paraná e coordenar o Comitê Integrado de Combate a Estiagem. Grupo permaneceu no Estado do Piauí no período de 04 a 18 de Setembro de 2012.

O Comitê - Criado através da Portaria n° 261, de 08 de maio de 2012, Institui o Comitê Integrado de Combate a Estiagem na Região do semiárido brasileiro, para coordenação e monitoramento das ações de enfrentamento da estiagem.

Composto por representantes da Secretaria Nacional Defesa Civil SEDEC/MI, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, Ministério de Minas e Energia – MME, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Exército Brasileiro EB/MD, Defesa Civil de cada Estado, Associação dos Municípios de cada Estado.

Piauí – A serviço da Sedec e coordenando as atividades do comitê no Piauí o Major Jorge – Pr, teve como missão de identificar e avaliar a situação de cada cidade e suas particularidades.

Entre os órgãos envolvidos estavam: Associação Piauiense de Municípios - APPM, Secretaria de Estado da Saúde/Vigilância Ambiental – SESA - PI, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semar - PI, Batalhão Ambiental.

As queimadas e a falta de estrutura dos poços artesianos foram os dois maiores problemas encontrados. “Não se pode trabalhar somente na fase de resposta. É necessário e mais importante as fases de prevenção, preparação e mitigação.” afirmou Major Jorge.

Diante das dificuldades encontradas foram sugeridas algumas ações para melhorias para o enfrentamento da estiagem: Elaboração de Plano de Contingência, Sistema informatizado e integrado com Sedec, Fórum Estadual com prefeitos para esclarecer sobre o tema, Plano de Combate a Incêndios Florestais – PrevFlor.